PANDEMIA

Pesquisador da UFPE elogia comportamento do recifense durante o ano novo

O cientista Jones Albuquerque afirmou que, de um modo geral, a população respeitou as normas de isolamento e distanciamento social

Cadastrado por

JC

Publicado em 01/01/2021 às 17:05 | Atualizado em 01/01/2021 às 17:19
Não foram registradas aglomerações nas praias do Recife - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

A virada de ano foi diferente em diferentes partes do mundo, inclusive no Recife. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco, por meio de um decreto estadual, proibiu a realização de festas públicas ou privadas durante o réveillon. Na capital pernambucana, a instalação de mesas, cadeiras, bancos, toldos, coolers ou qualquer outro objeto, esteve proibida no último dia do ano, com o objetivo de evitar aglomerações. Durante entrevista à Rádio Jornal na manhã desta sexta-feira (1º), o cientista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Jones Albuquerque avaliou que, de um modo geral, o recifense respeitou as normas e aglomerações nas ruas não foram observadas. 

"Eu fiquei muito contente de ver que a nossa população está começando a aprender a viver em um regime desses. Porque, daqui para frente, nós vamos ter que aprender isso. A covid-19 está nos ensinando. E eu fiquei muito feliz de ver imagens de locais que, antes eram pontos de aglomeração, praticamente vazios por conta de uma iniciativa do município, com agentes da CTTU, Polícia Militar, etc, desencorajando os indivíduos a irem para esses ambientes. Isso é um bom cenário", comentou. 

O pesquisador concordou, ainda, sobre a previsão da médica pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo sobre janeiro de 2021 ser o "mais triste de nossas vidas". 

Ouça a íntegra da entrevista

Pandemia em Pernambuco


Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta sexta-feira (1º), nas últimas 24 horas foram registrados 827 novos casos da covid-19. Entre os confirmados nesta sexta, 26 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 801 são leves. Com isso, Pernambuco totaliza 222.993 casos confirmados da doença, sendo 29.403 graves e 193.590 leves.

Também foram confirmados 12 óbitos, ocorridos entre os dias 20 de novembro e 31 de dezembro de 2020.

Com relação ao percentual de isolamento social mais recente em Pernambuco, divulgado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no dia 29 de dezembro de 2020, 38,2% da população estava em casa naquele período, e a média do índice de isolamento era de 39,23%.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS