Um incêndio de grandes proporções que atingiu uma área da mata do Cupe, em Porto de Galinhas, no litoral Sul de Pernambuco, nesta terça-feira (5), chocou quem viu as imagens das chamas nas redes sociais. Na filmagem, é possível observar que o incêndio quase atingiu um condomínio da região.
De acordo com moradores da área, as queimadas vêm acontecendo com frequência no local e teriam como objetivo a captura de caranguejos. Uma viatura do Corpo dos Bombeiros foi enviada ao local no final da tarde da terça-feira (5) para combater as chamas. A corporação informou que o fogo foi controlando e a ocorrência finalizada às 20h20, sem vítimas.
Confira as imagens do incêndio:
Por meio de nota, a Prefeitura do Ipojuca informou que Secretaria de Defesa Social (SDS) está investigando a autoria do crime ambiental em parceria com a Delegacia de Porto de Galinhas. A gestão do município solicitou à Delegacia de Porto de Galinhas que um inquérito seja instaurado para apurar os incêndios criminosos que vêm sendo denunciados pelos moradores da região. A Unidade de Defesa Ambiental (UDA) do Ipojuca, afirmou que realizou 36 de intervenções de queimadas na cidade durante o último semestre de 2020. A Prefeitura destacou que a população pode denunciar os crimes de queimada por meio do aplicativo 153 ou pelo número 3551-1397.
- Passeio de bicicleta vai além de sol e mar em Porto de Galinhas
- Porto de Galinhas está entre os destinos mais buscados para o verão
- Quatro suspeitos de tráfico são mortos pela Polícia Militar durante troca de tiros em Porto de Galinhas
- Porto de Galinhas, no Grande Recife, sofre com falta de água há dias
Confira a íntegra da nota da Prefeitura de Ipojuca:
Secretaria de Defesa Social do Ipojuca (SDS) está, em parceria com a Delegacia de Porto de Galinhas, investigando os autores do crime ambiental ocorrido na última terça-feira (05) em um terreno localizado na PE-09, próximo ao posto da Polícia Rodoviária. A Prefeitura do Ipojuca, através da SDS, solicitou à Delegacia de Porto de Galinhas a instauração de um inquérito policial para apurar os incêndios criminosos. Populares que foram ouvidos disseram se tratar de queimadas para captura dos caranguejos e que o fogo acabou tomando grandes proporções. A Unidade de Defesa Ambiental (UDA) do Ipojuca, vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social, atua diariamente no trabalho de fiscalização e preservação da vegetação do litoral. Só no último semestre de 2020, foram 36 de intervenções de queimadas na cidade. Ipojuca possui o maior litoral de Pernambuco, são 33km de orla, o trabalho de fiscalização conta com a importante ajuda da Central de videomonitoramento, além da parceria com os Bombeiros e com a Delegacia de Porto de Galinhas, mas é preciso conscientização de que as queimadas são crimes. A Prefeitura alerta também que a população pode ajudar denunciando ou acionando a UDA através aplicativo 153 ou pelo número 3551-1397.