CORONAVÍRUS

Seguindo o governo de Pernambuco, Recife suspende ponto facultativo do Carnaval de 2021

Decisão foi anunciada nesta terça-feira pelo prefeito João Campos por meio das redes sociais

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/02/2021 às 15:06 | Atualizado em 09/02/2021 às 15:15
Notícia
X

Durante uma coletiva realizada na manhã desta terça-feira (9), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou a suspensão do ponto facultativo do Carnaval de 2021 na cidade. Assim, as repartições públicas do município funcionarão normalmente durante a segunda e terça-feira de Carnaval, dias 15 e 16 de fevereiro. 

"Nosso sonho era realizar mais um grande Carnaval, mas fica adiado para 2022. Em 2021 não teremos Carnaval. Não teremos ponto facultativo ou feriado", afirmou o prefeito que também anunciou a liberação de um auxílio emergencial para artistas que não poderão se apresentar nesse período.

Carnaval em Pernambuco

O Carnaval 2021 teve sua suspensão anunciada, em 17 de dezembro, pelo Governo de Pernambuco. E foi reforçada no Decreto nº 50.052, de 7 de janeiro de 2021, que reitera as proibições referentes à realização de "shows, festas, eventos de carnaval e similares de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, faixa de areia e barracas de praia, independentemente do número de participantes".

No dia 28 de janeiro, o governo estadual anunciou a suspensão do ponto facultativo de Carnaval no Estado. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a decisão tomada por meio do comitê de enfrentamento à covid-19 tem o intuito de evitar aglomerações, que contribuem para a disseminação da covid-19. 

Novaes argumentou ainda que o Carnaval não era feriado antes mesmo da pandemia, tendo em vista que a gestão estadual decretava ponto facultativo na segunda e terça do reinado de Momo. "Os feriados são previstos em lei. E o Carnaval não era feriado mesmo antes da pandemia. Por isso, cada Estado pode deliberar da sua maneira. Pernambuco é o 15º Estado a suspender o ponto facultativo desses dois dias (segunda e terça-feira gorda)", explicou, na ocasião. Até agora, a maioria dos municípios pernambucanos está optando por seguir a orientação do Governo do Estado e suspender o ponto facultativo. No entanto, as cidades têm autonomia para tomar a decisão.

Tags

Autor