Um protesto por moradia interditou a Avenida Herculano Bandeira, no final da tarde desta quarta-feira (10), próximo à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Moradores da comunidade Jardim Beira Rio, que fica atrás do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), fecharam a via que leva quem sai do Centro e da Zona Norte para a Zona Sul da capital pernambucana.
A manifestação foi iniciada às 17h45. O Corpo de Bombeiros apagou as chamas às 19h e o trânsito foi liberado em seguida pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Por volta das 19h20, a via seguia com lentidão desde o cruzamento com a Avenida Eng. Domingos Ferreira até próximo do Cabanga Iate Clube.
- Sem feriado no Carnaval, lojistas do Recife prometem promoções
- Moradores de Boa Viagem, no Recife, denunciam ponto de drogas, crimes e vandalismo no Edifício Holiday
- Casa desaba na Rua do Farol, em Olinda, no Grande Recife
- Governo de Pernambuco proíbe funcionamento de bares, restaurantes e ambulantes no Bairro do Recife e Sítio Histórico de Olinda no fim de semana do Carnaval
- Câmara do Recife firma parceria com Emprel para implantar assinatura digital
- Ex-secretário de Saúde do Recife e mais 3 são indiciados pela Polícia Federal
Os moradores cobram acesso à moradia e saneamento básico na comunidade. Lucas Rodrigues é trabalhador autônomo e relatou ao JC que "a prefeitura não fez cadastramento para que as pessoas daqui (Jardim Beira Rio) recebam moradia. Tem gente que mora na comunidade há mais de 10 anos e nunca teve apoio da prefeitura. O saneamento básico aqui é horrível", disse.
As pessoas pedem que os apartamentos do Conjunto Encanta Moça, que está sendo construído no terreno do antigo Aeroclube, sejam doados também para os moradores da comunidade. "A gente está protestando para ver se consegue uma parte dos apartamentos para as famílias daqui", disse Lucas.
O desvio para os motoristas que pretendiam chegar à Zona Sul foi feito na Ponde Governador Paulo Guerra, próximo ao RioMar, no sentido que vai para a Via Mangue.