Não só as festas de Carnaval em Pernambuco foram impactadas pela pandemia da covid-19, mas os tradicionais retiros religiosos, também. Nessa quinta-feira (11), o Bispo Diocesano de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, recomendou a não realização de eventos no período. No total, 43 paróquias estão sob liderança da Diocese de Caruaru.
A instituição publicou um comunicado oficial em suas plataformas digitais, no qual o líder religioso orienta a não realização dos retiros de Carnaval, evento normalmente promovido na semana carnavalesca por igrejas cristãs, evangélicas e católicas, para reunir fiéis em áreas distantes das festas.
- Frevo vai rolar solto na live de Carnaval da TV Jornal
- Detran-PE intensificará operações de prevenção durante o período de Carnaval
- Rodovias de Pernambuco terão fiscalização reforçada no período de Carnaval
- No dia em que seria a abertura do Carnaval 2021 de Olinda, Alceu Valença manda recado: "vamos nos cuidar e esperar a vacina"
- Em meio a críticas da oposição, Paulo Câmara envia projeto que cria auxílio emergencial no Carnaval à Alepe
- Veja o que foi proibido pelo governo de Pernambuco durante o período do Carnaval 2021
No texto, Dom José comenta a aceleração do contágio da covid-19 que vem acontecendo no Estado, e os apelos do poder público em conter aglomerações. "Como todos têm acompanhado pela grande mídia, está acontecendo um recrudescimento da Pandemia e um consequente aumento no contágio do Covid-19. Também não são poucos os apelos dos Poderes Públicos a esta Diocese no sentido de conter as aglomerações entre os fiéis, especialmente entre pessoas mais idosas", diz.
Então, por uma questão que ele chama de "ética do 'Evangelho da Vida', ancorados na responsabilidade e na esperança da Vida eterna", o líder recomenda "vivamente a não realização de 'Retiros de Carnaval'", e orienta "que sejam realizados encontros pastorais com não mais de 30 pessoas, seguindo as normas sanitárias".
Confira comunicado na íntegra:
"'Celebrar o Evangelho da Vida significa celebrar o Deus da vida, o Deus que dá a vida: ‘Nós devemos celebrar a Vida eterna,
da qual procede qualquer outra vida’'.
( Evangelho da Vida, João Paulo II)
Como todos têm acompanhado pela grande mídia, está acontecendo um recrudescimento da Pandemia e um consequente aumento no contágio do Covid-19.
Também não são poucos os apelos dos Poderes Públicos a esta Diocese no sentido de conter as aglomerações entre os fiéis, especialmente entre pessoas mais idosas.
Pela questão ética do 'Evangelho da Vida', ancorados na responsabilidade e na esperança da Vida eterna, recomendo vivamente a não realização de 'Retiros de Carnaval' e oriento que sejam realizados encontros pastorais com não mais de 30 pessoas, seguindo as normas sanitárias.
Ao início do grande retiro Quaresmal, haverei de me reportar a todos com as normas de retorno à catequese e celebrações.
Que Maria, Mãe da Igreja e Saúde dos Enfermos, interceda por todos nós."
Dom José Ruy G. Lopes, OFM Cap, Bispo de Caruaru.
Recife e Olinda
A Arquidiocese de Olinda e Recife afirmou que a orientação de não realizar reuniões, celebrações que promovam aglomerações e retiros está contemplada nos primeiros comunicados da pandemia, e que nem mesmo os padres farão o tradicional retiro do clero em 2021.