Veja o que foi proibido pelo governo de Pernambuco durante o período do Carnaval 2021
Para barrar a realização de comemorações, principalmente no período de momo, o Governo de Pernambuco estabeleceu uma série de medidas restritivas
Em 2021, as fantasias, serpentinas e abadás vão ficar dentro do armário. Com a disseminação do novo coronavírus, seria imprudente, segundo especialistas, manter as festas de Carnaval, que sempre promovem aglomeração. Para barrar a realização de comemorações, principalmente no período de momo, o Governo de Pernambuco estabeleceu uma série de medidas restritivas.
Durante a semana em que a folia seria celebrada, do sábado (13) à quarta-feira (17), vários decretos estão em vigor, que estabelecem desde a proibição de eventos sociais até o fechamento compulsório de bares no Bairro do Recife e Sítio Histórico de Olinda, conhecidos pontos carnavalescos. Confira:
- É ambulante ou artista e vive de Carnaval? Saiba as opções de auxílio emergencial em Pernambuco
- Escolas estaduais de Pernambuco também vão fechar no Carnaval
- Detran-PE intensificará operações de prevenção durante o período de Carnaval
- Rodovias de Pernambuco terão fiscalização reforçada no período de Carnaval
- No dia em que seria a abertura do Carnaval 2021 de Olinda, Alceu Valença manda recado: "vamos nos cuidar e esperar a vacina"
- Em meio a críticas da oposição, Paulo Câmara envia projeto que cria auxílio emergencial no Carnaval à Alepe
Eventos sociais
Até o dia 25 de fevereiro, está proibida em Pernambuco a realização de eventos sociais e corporativos. Em entrevista à Rádio Jornal, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, explicou que estão proibidas quaisquer festas e comemorações, incluindo festas de casamento, por exemplo. Missas e casamentos no religioso podem ocorrer seguindo as normas sanitárias, que foram revisadas recentemente para os matrimônios nas igrejas. "Celebrações religiosas são permitidas, casamentos podem acontecer. O que está proibido são festas e comemorações. Casamentos religiosos podem, mas festas estão proibidas pelo decreto, assim como eventos corporativos", salientou.
» Confira as cidades de Pernambuco em que o ponto facultativo do Carnaval 2021 está mantido
» Veja as cidades que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco
Fechamento de bares
Na quarta-feira (10), o Poder Executivo estadual oficializou a proibição do funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares entre 20h desta sexta-feira (12) e 6h da próxima segunda-feira (15) no Bairro do Recife e no Sítio Histórico de Olinda, em razão da suspensão do Carnaval 2021. A festa momesca no Estado foi suspensa devido à pandemia, bem como o ponto facultativo para repartições públicas.
Som em praias, bares e restaurantes
No mesmo documento, o governo de Pernambuco prorrogou a proibição do uso de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e demais locais que possam provocar aglomeração de pessoas. A decisão, que vale também para o período de Carnaval, segue até o dia 15 de março de 2021.
- Coletânea 'O Ano Que Não Teve Carnaval': uma nova forma de ouvir frevo
- Sem Carnaval, Paulista faz 'bloco online' para arrecadar doações a mulheres vítimas de violência
- Seguindo o governo de Pernambuco, Recife suspende ponto facultativo do Carnaval de 2021
- Sem feriado no Carnaval, lojistas do Recife prometem promoções
- Governo de Pernambuco proíbe funcionamento de bares, restaurantes e ambulantes no Bairro do Recife e Sítio Histórico de Olinda no fim de semana do Carnaval
- Governo de Pernambuco cria auxílio emergencial para artistas do ciclo carnavalesco
Fiscalização
O governo afirmou, também, que haverá um reforço de 1.928 postos de trabalho de policiamento, durante o período do carnaval, para fiscalizar e reprimir aglomerações e demais irregularidades. É possível fazer denúncias de troças, blocos ou qualquer outra aglomeração pelos números 190, 181 e pelo telefone 0800.081.5001.
"Todas as forças de segurança estarão com reforço, bem como as delegacias. A fiscalização será intensificada no Sítio Histórico de Olinda, Bairro do Recife e outros pontos da Região Metropolitana, Agreste e Sertão", afirmou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.