FOLIA CANCELADA

Veja o que foi proibido pelo governo de Pernambuco durante o período do Carnaval 2021

Para barrar a realização de comemorações, principalmente no período de momo, o Governo de Pernambuco estabeleceu uma série de medidas restritivas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/02/2021 às 8:59 | Atualizado em 12/02/2021 às 20:09
Notícia
X

Em 2021, as fantasias, serpentinas e abadás vão ficar dentro do armário. Com a disseminação do novo coronavírus, seria imprudente, segundo especialistas, manter as festas de Carnaval, que sempre promovem aglomeração. Para barrar a realização de comemorações, principalmente no período de momo, o Governo de Pernambuco estabeleceu uma série de medidas restritivas.

Durante a semana em que a folia seria celebrada, do sábado (13) à quarta-feira (17), vários decretos estão em vigor, que estabelecem desde a proibição de eventos sociais até o fechamento compulsório de bares no Bairro do Recife e Sítio Histórico de Olinda, conhecidos pontos carnavalescos. Confira:

Eventos sociais

Até o dia 25 de fevereiro, está proibida em Pernambuco a realização de eventos sociais e corporativos. Em entrevista à Rádio Jornal, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, explicou que estão proibidas quaisquer festas e comemorações, incluindo festas de casamento, por exemplo. Missas e casamentos no religioso podem ocorrer seguindo as normas sanitárias, que foram revisadas recentemente para os matrimônios nas igrejas. "Celebrações religiosas são permitidas, casamentos podem acontecer. O que está proibido são festas e comemorações. Casamentos religiosos podem, mas festas estão proibidas pelo decreto, assim como eventos corporativos", salientou.

» Confira as cidades de Pernambuco em que o ponto facultativo do Carnaval 2021 está mantido

» Veja as cidades que cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021 em Pernambuco

Fechamento de bares

Na quarta-feira (10), o Poder Executivo estadual oficializou a proibição do funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares entre 20h desta sexta-feira (12) e 6h da próxima segunda-feira (15) no Bairro do Recife e no Sítio Histórico de Olinda, em razão da suspensão do Carnaval 2021. A festa momesca no Estado foi suspensa devido à pandemia, bem como o ponto facultativo para repartições públicas.

Som em praias, bares e restaurantes

No mesmo documento, o governo de Pernambuco prorrogou a proibição do uso de som, ao vivo ou mecânico, em bares, restaurantes, praias, boates e demais locais que possam provocar aglomeração de pessoas. A decisão, que vale também para o período de Carnaval, segue até o dia 15 de março de 2021.

Fiscalização

O governo afirmou, também, que haverá um reforço de 1.928 postos de trabalho de policiamento, durante o período do carnaval, para fiscalizar e reprimir aglomerações e demais irregularidades. É possível fazer denúncias de troças, blocos ou qualquer outra aglomeração pelos números 190, 181 e pelo telefone 0800.081.5001.

"Todas as forças de segurança estarão com reforço, bem como as delegacias. A fiscalização será intensificada no Sítio Histórico de Olinda, Bairro do Recife e outros pontos da Região Metropolitana, Agreste e Sertão", afirmou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Tags

Autor