Com informações da TV Jornal
Mesmo com as restrições do funcionamento das atividades não-essenciais durante todo o final de semana no Estado, os usuários do transporte público do Recife sofrem com a superlotação dos ônibus. Neste sábado (6), feriado da Data Magna em Pernambuco, os passageiros da linha TI Caxangá/Conde da Boa Vista relatam, além de ônibus cheios, filas grandes e muita espera.
Nos sábados, não há ônibus BRT e, por isso, a linha opera apenas com ônibus comum. No Terminal da Caxangá, a espera costuma ser de 30 a 40 minutos.
Quando o ônibus chega, todos correm para garantir um lugar. Os que não podem esperar o próximo coletivo vão em pé.
Vídeos enviados por usuários para a reportagem mostram os ônibus lotados e passageiros amontoadas nos degraus. Um cenário que vai de encontro às recomendações de distanciamento físico entre as pessoas para evitar a transmissão do novo coronavírus.
De acordo com fiscais ouvidos pela reportagem da TV Jornal, a linha TI Caxangá/Conde da Boa Vista opera nos sábados com seis veículos. Isso é questionado pelos passageiros, que dizem que esse número é menor.
O Grande Recife Consórcio de Transportes, responsável pelo transporte coletivo na Região Metropolitana do Recife (RMR) informou ao JC na última quinta-feira (4) que a redução da demanda nos ônibus representa atualmente uma queda de 63% em relação a março de 2020, quando os primeiros casos de covid-19 foram confirmados em Pernambuco.
Restrições
Novas medidas restritivas passaram a vigorar em Pernambuco na última quarta-feira (3) e vão até dia 17 de março, na tentativa de conter o avanço da pandemia da covid-9. Com isso, estão proibidas as atividades não essenciais das 20h às 5h nos dias de semana e durante todo o dia nos sábados e domingos.