assuntos da manhã

Chuvas no Grande Recife, anúncio da vacinação do grupo com comorbidades, liberação de saques do auxílio. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias notícias do Jornal do Commercio, na manhã desta sexta-feira (30)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 30/04/2021 às 8:01 | Atualizado em 30/04/2021 às 8:53
Notícia
X

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Pontos de alagamento no Recife nesta sexta

Só nas últimas 12 horas, Recife chegou aos 60,22 milímetros de chuva. O monitoramento é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e leva em conta o registro do bairro de Campina do Barreto, Zona Norte. A informação foi atualizada às 7h30. Com a chuva e os problemas estruturais da cidade, muitas localidades acabam registrando pontos de alagamento nesta sexta-feira (30).

Edilson Vieira/JC
Alagamento na Avenida Beberibe, Zona Norte do Recife - Edilson Vieira/JC

Comorbidades: grupos inicialmente priorizados para vacina contra covid-19 em Pernambuco

Pernambuco recebeu, na manhã da quinta-feira (29), mais 212.450 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 208.250 da AstraZeneca/Fiocruz e 4.200 da CoronaVac/Butantan. Com a nova remessa, será iniciada a imunização de pessoas com comorbidades, além de grávidas e puérperas (mulheres até 45 após o parto). Veja os dois grupos inicialmente priorizados

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Grupo das pessoas com comorbidades é o próximo a ser beneficiado pela imunização contra covid-19 - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Início da liberação dos saques do auxílio emergencial

Com o pagamento para os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 0, nesta sexta-feira (30), a Caixa Econômica Federal conclui a liberação da primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial 2021. Também hoje, os trabalhadores autônomos e inscritos no CadÚnico nascidos em janeiro podem sacar a primeira parcela ou transferi-la para uma conta corrente. Veja o calendário de pagamentos.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil; /Agência Brasil
Auxílio emergencial 2021 - Marcello Casal Jr/Agência Brasil; /Agência Brasil

Mundo supera 150 milhões de casos de coronavírus

Mais de 150 milhões de pessoas no mundo foram infectadas pela covid-19, de acordo com um balanço da AFP com base em dados oficiais dos países atualizados na manhã de sexta-feira (30), em um momento de explosão de novos casos diários. Os países mais afetados pelo número total de casos são Estados Unidos (32.288.764), Índia (18.762.976) e Brasil (14.590.678). Em relação à população, os países mais atingidos são Montenegro (15.457 casos para cada 100.000 habitantes), República Tcheca (15.207) e Eslovênia (11.513).

Foto: Prakash SINGH / AFP
Oficialmente foram registrados 150.337.583 casos desde a detecção do vírus na China em dezembro de 2019 - Foto: Prakash SINGH / AFP

Cresce nº de empresas que empregam detentos em Pernambuco

Pernambuco tem, atualmente, 1.275 reeducandos que cumprem pena nos regimes aberto e livramento condicional e estão em atividades remuneradas. Na lista das empresas privadas, o maior número de reeducandos está nas indústrias de materiais de construção. Nestas empresas, detentos do Estado estão trabalhando nas seguintes funções: pintor, eletricista, encanador, auxiliar de serviços gerais, gari, soldador, auxiliar administrativo, motorista, estoquista, montador, embalador, operador de máquina, cozinheiro, jardineiro e fiscal. 

Já entre as parcerias públicas, as prefeituras de Olinda e do Recife são as que mais contratam apenados para atividades de limpeza de ruas e praças, serviços gerais, pedreiro, soldador, pintor, entre outras ocupações. 

Ray Evllyn/Divulgação
Oportunidade de emprego para reeducandos contribui para o processo de ressocialização - Ray Evllyn/Divulgação

Nova versão do programa da declaração do IR 2021

Os contribuintes com Imposto de Renda a pagar precisam estar atentos. A Receita Federal liberou na quinta-feira (29) em sua página na internet uma nova versão do programa gerador da declaração de 2021.

>> Receita libera nova versão do programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Despesas relacionadas à Covid-19 podem ser deduzidas do Imposto de Renda

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2021 muda com novo prazo da declaração?

A atualização foi necessária por causa do adiamento da entrega da declaração para 31 de maio. O programa emitirá guias do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com novas datas de vencimento.

NE10
Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021 pode ser feita até 31 de maio - NE10

Tags

Autor