MOBILIDADE

Terminal Integrado do Cabo passa a operar com integração temporal a partir deste fim de semana

Por causa do novo funcionamento, o VEM Comum está sendo distribuído, gratuitamente, no TI Cabo

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 07/04/2021 às 12:53 | Atualizado em 07/04/2021 às 13:35
15 terminais integrados, dos 26 terminais da Região Metropolitana do Recife, funcionam no sistema de integração temporal
15 terminais integrados, dos 26 terminais da Região Metropolitana do Recife, funcionam no sistema de integração temporal - BRUNO CAMPOS/JC

O sistema de integração temporal começará a valer no Terminal Integrado do Cabo (TI Cabo) a partir do próximo sábado (10). Com a nova configuração, o acesso aos coletivos será pela porta da frente do veículo, por meio do cartão VEM - o passageiro deve registrar o cartão no validador e girar a catraca.
O passageiro poderá utilizar-se da integração temporal entre os ônibus das linhas que integram o terminal, em até duas horas, por sentido da viagem. Isso tudo sem a cobrança de uma nova tarifa para que o usuário chegue ao seu destino final.

De acordo com o consórcio de transporte Grande Recife, esse modelo de deslocamento faz parte da universalização da bilhetagem eletrônica, o que “permite agilidade no embarque e o mapeamento do trajeto para facilitar a programação das linhas que compõem o sistema de transporte público”. Além disso, dificulta a entrada irregular de passageiros.

Outros 14 terminais integrados, dos 26 terminais da Região Metropolitana do Recife, funcionam no sistema de integração temporal, são eles: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU.


A Grande Recife reforçou ainda que caso haja eventuais descontos de nova tarifa antes do tempo de duas horas, o usuário deve informar à Urbana-PE para avaliação da cobrança indevida e ressarcimento. “Se isso acontecer, o passageiro deve entrar em contato com a Urbana-PE, que é o órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica, através do telefone (81) 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem dos dados”, afirmou.


DISTRIBUIÇÃO DO VEM

A integração temporal só acontece por meio do cartão VEM, em todas as suas modalidades (Comum, Trabalhador e Estudante). Por isso, o VEM Comum está sendo distribuído, gratuitamente, no TI Cabo. Lá, o passageiro pode realizar o cadastro com uma equipe da Grande Recife presente no local. Para isso, basta apresentar um documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o passageiro recebe o cartão e já pode realizar a recarga a qualquer momento, sem o pagamento de taxa, desde que realizada nas máquinas de POS.

Em caso de eventuais dúvidas ou para enviar sugestões e reclamações, o passageiro pode entrar em contato com o Grande Recife via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS