Assim como outras cidades do Grande Recife, Camaragibe foi afetada por fortes chuvas no último sábado (10) e domingo (11). Ao todo, foram 268mm acumulados, o que representa 96% do esperado para todo o mês de abril, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Na cidade, foi o mês de abril mais chuvoso em dez anos. Tanta água deixou rastros de destruição, e a Secretaria de Defesa Civil contabilizou 45 ocorrências.
Do total de problemas registrados na cidade, 42 foram deslizamentos de barreira (sendo quatro desabamentos de muros e quatro desabamentos parciais de imóveis). Além disso, houveram três obstruções de galeria e caixa coletora, um telhado com risco de desabamento e o desabamento de uma laje em cima de um carro na madrugada da segunda-feira (12). Quatro famílias do município ficaram desalojadas e passaram a residir nas casas de parentes.
- Após fim de semana de chuvas, confira a previsão para esta segunda-feira (12) em Pernambuco
- Deslizamentos de barreiras, quedas de árvores e 270 pessoas desalojadas; veja balanço da chuva em Pernambuco
- Mesmo com trégua das chuvas, pontos de alagamento seguem causando transtornos no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife
- Confira saldo das últimas chuvas no Grande Recife e o que as prefeituras prometem fazer para amenizar efeitos
- Confira ações que a Prefeitura de Olinda promete fazer após destruição causada pelas chuvas
A Prefeitura de Camaragibe destacou que, de janeiro de 2021 até este último domingo (11), já instalou 79,2 mil metros quadrados de lona em toda a cidade. A gestão também já entregou nove obras em morros, a exemplo da construção de muros de arrimo, canaletas e implantação de tela argamassada. Além disso, já foram recuperados pela prefeitura 19 escadarias e canaletas.
A Prefeitura de Camaragibe reforça ainda o pedido para aqueles que estiverem em áreas de maior risco procurarem locais seguros, e, posteriormente, fazerem contato com a Defesa Civil. A pasta também disponibiliza telefones para que a população entre em contato em casos de emergência: 2129-9564, das 7h às 19h, ou 153 (plantão 24 horas).