Pernambuco inicia, nesta quarta-feira (26), restrições ainda mais rígidas para contenção da covid-19. Há novas regras para todas as regiões do Estado, inclusive aos municípios da 4ª Geres, que têm como cidade-sede Caruaru, no Agreste. Lá, a restrição de atividades não essenciais se estende aos dias de semana e, com isso, o Polo de Confecção do Agreste, que tem as suas principais feiras em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, não poderão funcionar.
- Com medidas mais rígidas no Agreste, delivery é a saída para o Polo de Confecções; entenda o funcionamento
- Garanhuns adota medidas mais rígidas, proíbe consumação na feira livre e passageiros em pé nos transportes por conta da covid-19
- Covid-19: pressionado pela aceleração da pandemia, principal hospital do Agreste de Pernambuco está no limite, sem vaga livre de UTI
Antes do decreto atual, as regras permitiam que as atividades econômicas nestes lugares funcionassem até as 18h, de terça a sexta. Nos fins de semana e na segunda-feira, no entanto, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderiam abrir as portas. Agora, com as novas medidas, a situação não muda tanto para as feiras de confecções de Caruaru e o polo de Santa Cruz do Capibaribe, por exemplo, que geralmente funcionam aos sábados, domingos e segundas.
Inicialmente, as novas restrições anunciadas ontem (24) pelo governo seguem até o dia 6 de junho, mas podem ser estendidas caso os números de contágios e mortes não registrem queda. Na IV e V Geres, só funcionam atividades consideradas essenciais nos dias de semana, sábados, domingos e feriados.
- "Infelizmente, desde domingo passado, temos só um leito de UTI livre", diz Paulo Câmara sobre covid-19 no Agreste de Pernambuco
- Semana será de mais restrições em Pernambuco; veja municípios, período e o que pode e
Cidades sob restrições
Na IV Geres, que tem sede em Caruaru, estão incluídas 32 cidades: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.
Na V Geres, que tem sede em Garanhuns, são 21 municípios que terão as restrições: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.