Atualizada às 23h18
Pernambuco recebeu, na noite desta terça-feira (8), mais 99.450 mil doses da vacina contra covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório alemão BioNTech. A remessa, a maior que chegou ao Estado até agora, será destinada à imunização de pessoas com comorbidades e profissionais das forças de segurança e salvamento. Os lotes anteriores do imunizante estavam contemplando gestantes e puérperas.
- Recife passa de meio milhão de pessoas imunizadas com primeira dose de vacinas contra covid-19
- CPI da Covid: Queiroga reafirma que toda a população adulta do Brasil será vacinada neste ano
- Pernambuco passa de 3 milhões de doses de vacina contra covid-19 aplicadas; número de imunizados ainda é pequeno
“Essa nova remessa do imunizante da Pfizer, a maior de todas até agora, será essencial para avançarmos com mais celeridade na vacinação do grupo prioritário de pessoas com comorbidades e também para darmos continuidade à imunização dos profissionais das nossas forças de segurança e salvamento”, afirmou o governador Paulo Câmara.
O novo lote chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre por volta das 20h, e seguiu para a central do Programa Nacional de Imunização (PNI-PE). O quantitativo será conferido e dividido para cada cidade e encaminhado, ainda na madrugada desta quarta-feira (9), às 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), onde ficarão à disposição para retirada pelos gestores municipais.
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, lembrou a pactuação feita com os municípios para assegurar o avanço da campanha de vacinação para os demais grupos prioritários, além dos adultos entre 50 e 59 anos, observando que dependerá da disponibilidade de doses e da realidade de cada cidade. “Lembro também que as cidades precisam ficar atentas para fazer busca ativa e proteger todos aqueles inclusos nos grupos prioritários anteriormente contemplados, como as gestantes e puérperas e as pessoas com comorbidades”, disse.
Conforme aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas da Pfizer devem ser armazenadas, nas redes de frio municipais, em temperatura entre + 2 C° e + 8 C° por até 31 dias. Anteriormente, o preconizado era apenas por cinco dias nessa temperatura.
As doses da vacina foram transportadas em um avião da Gol. A empresa faz parte da ação coordenada pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e junto às outras companhias aéreas seguirá transportando as vacinas gratuitamente durante todo o período do Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19.
Com esta quinta remessa de vacinas da Pfizer, Pernambuco totaliza 4.369.350 doses recebidas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 2.169.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e 241.020 unidades da Pfizer/BioNTech. Os dois contratos fechados entre governo federal e a Pfizer preveem um total de 200 milhões de doses até o fim de 2021.
Pernambuco passa de 3 milhões de doses aplicadas; número de imunizados ainda é pequeno
Pernambuco ultrapassou, nesta terça-feira (8), a marca de três milhões de doses das vacinas contra a covid-19 aplicadas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram 3.099.860 doses. No total, 2.135.181 pessoas já receberam a primeira aplicação, e 964.679 finalizaram o esquema vacinal. O número ainda é pequeno, já que a população pernambucana é estimada em 9,6 milhões.
No Estado, está autorizada a vacinação de pessoas com 50 anos ou mais, além do público prioritário e de integrantes de diferentes categorias profissionais. O calendário de vacinação varia entre as cidades, dependendo da disponibilidade de doses no município. No Recife, por exemplo, cerca de 30% da população já recebeu a primeira dose.