IRREGULARIDADE

Igreja Universal é autuada em Pernambuco por descumprir restrições contra covid-19

Flagrante durante ação de fiscalização do Procon-PE encontrou mais de 30 pessoas reunidas a portas fechadas

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/06/2021 às 16:04 | Atualizado em 12/06/2021 às 16:09
Segundo o Procon-PE, a instituição religiosa funcionava a portas fechadas com mais de 30 fiéis - DIVULGAÇÃO/PROCON-PE

A Igreja Universal localizada no Centro de Caruaru foi autuada pelo Procon Pernambuco na noite dessa sexta-feira (11) por descumprir medidas sanitárias que visam impedir a transmissão da covid-19 no Estado. Neste final de semana, templos religiosos estão com funcionamento liberado apenas para celebrações virtuais sem público. O flagrante foi feito durante ação de fiscalização conjunta do órgão na Região Metropolitana do Recife e no Agreste.

Segundo o órgão, a instituição religiosa funcionava a portas fechadas com mais de 30 fiéis. "Na chegada dos fiscais, muitos portavam as máscaras e se evadiram em instantes do local. Havia crianças e idosos", disse o Procon. A igreja terá que responder administrativa sobre o caso.

O restaurante Antiquário nas Graças, Zona Norte do Recife, também foi autuado e interditado por irregularidades no horário de funcionamento e por promover aglomeração. De acordo com o Procon, o estabelecimento funcionava com 30 clientes e após as 20h, horário limite de funcionamento durante a semana para serviços no Grande Recife considerados não essenciais pelo decreto estadual.

Também foi autuado por não cumprir o horário de funcionamento o restaurante Hakkai, em Casa Forte, na Zona Norte. O responsável pelo restaurante foi orientado a fechá-lo.

Na manhã deste sábado (12), duas lojas no Centro Comercial de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, foram identificadas descumprindo as medidas de proteção. A loja Tropical foi autuada, e a Loja Cattan foi autuada e interditada. Já em Belo Jardim, a loja Magazine Luiza foi interdita pelo órgão. Nenhuma das três é considerada é serviço essencial; então, estão proibidas de abrir nos finais de semana.

Operação

As operações, tanto no Recife como no Agreste, contam com o apoio das gestões locais, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), da Polícia Militar e Corpos de Bombeiros.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, ressalta a importância da população em cumprimento das medidas. “É inadmissível que por mais que anunciamos a situação que estamos vivendo, cidadãos continuem a descuidar das proteções contra a covid-19. Essa é luta conjunta, todos precisam entender a necessidade de se cumprir as normas”, finaliza.

Restrições em Pernambuco

A partir da próxima segunda-feira (14) o funcionamento das atividades econômicas irá mudar nas regiões de Pernambuco. Algumas cidades terão flexibilização das restrições, enquanto outras enfrentarão quarentena rígida. A nova etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 foi divulgada pelo Governo do Estado durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (10).

A primeira Macrorregião de Saúde, que engloba municípios da Região Metropolitana e Zona da Mata, vai contar com flexibilização nas medidas de restrições. A partir do dia 19 de junho, algumas atividades voltam a ser permitidas nos finais de semana, até as 18h. Durante a semana não houve alterações e as atividades seguem até às 20h.

O que pode?

O que não pode?

Agreste

As 65 cidades que fazem parte das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Caruaru e Garanhuns, na Macrorregião 2, no Agreste, também terão medidas flexibilizadas. A partir desta segunda-feira (14), as atividades comerciais voltam a ser permitidas até as 18h. O horário também será válido nos finais de semana. Cidades iriam completar um mês de restrições.

Apesar da liberação, os horários são restritos. Durante os dias de semana, o comércio poderá funcionar a partir das 5h, ou até às 18h, não ultrapassando o período de 10h de funcionamento. Nos finais de semana, os estabelecimentos poderão abrir a partir das 6h, ou até às 18h, não passando de 8h aberto.

O que pode?

O que não pode?

Sertão

A terceira Macrorregião, composta pelas Geres de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Serão, vive seu pior momento em quantitativo de solicitação diárias de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o crescimento foi de 57% nos primeiros 4 dias desta semana, se comparado com os primeiros 4 dias da semana passada. Por esse motivo, restrições mais rígidas foram adotadas. De 14 a 20 de junho apenas atividades essenciais poderão funcionar

Cidades onde as restrições serão ampliadas

VI Geres: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

X Geres: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI Geres: Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

O que não pode?

Sertão do São Francisco e Araripe

A Geres de Ourucuri, Petrolina e Salgueiro registraram estabilidade nos últimos dias, porém, com aumento nas solicitações de leitos de UTIs. Na quarta Macrorregião nada muda e seguem valendo as atuais medidas por mais uma semana. Nos dias de semana, os estabelecimentos podem funcionar das 5h às 20h, e nos finais de semana das 10h às 18h ou das 9h às 17h.

O que pode?

O que não pode?

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS