comida

Procon-PE autua mercados e açougues no Grande Recife com alimentos irregulares para consumo

Equipes do Procon fiscalizaram estabelecimentos entre a segunda (20) e esta sexta-feira (24)

Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 24/09/2021 às 23:42
Fiscalização do Procon em supermercado - DIVULGAÇÃO/PROCON-PE

Durante esta semana, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) fiscalizou algumas dezenas de estabelecimentos do ramo alimentício do Grande Recife. Na ação, iniciada na última segunda-feira (20) e finalizada nesta sexta (24), mais de 40 locais foram vistoriados. Deste total, 19 foram autuados por estarem vendendo produtos vencidos e sem informações de validade ou de precificação. As equipes fiscalizaram mercados e açougues.

De acordo com o órgão, em Olinda, no Mercadinho Preço Extra, no bairro de Peixinhos, foram encontradas 65 embalagens de hambúrgueres vencidos desde o mês de agosto. Produtos foram colocados à venda para os consumidores. Já no município de Jaboatão dos Guararapes, no Mercadinho Nova Liberdade, localizado em Cavaleiro, foram constatados 27 produtos fora da validade. Haviam produtos vencidos desde maio, como duas garrafas de 1 litro de suco de frutas e três garrafas do refrigerante Fanta de 500ml.

No Recife, no açougue Boi Verde Mais, no bairro de Água Fria, segundo o Procon, foram encontrados as seguintes irregularidades: 33kg de costela de charque imprópria para consumo, sem validade e sem precificação; 20kg de Sardinha também sem validade e precificação; e 400g de Pão de Alho com recheio fora de validade, informou o Procon.

Já no Supermercado Soberano, localizado na Avenida Beberibe, na Zona Norte da capital pernambucana, o departamento comunicou que foram encontrados 27 produtos com a validade vencida, são eles: 5 potes de leite em pó da marca danone de 400g; 05 caixa de cremogema de 200g; 03 pacotes de biscoito Nesfit de 170g; 07 iogurtes Isis de 250ml; 04 chamitos de 1 litro e 03 pacotes de Cappuccino de 260ml.

Ainda no bairro de Beberibe, o estabelecimento Frigoaves Supermercados foi autuado após ser constatado pelos fiscais do Procon-PE alguns produtos fora da validade para consumo, foram eles: 3 pacotes de carne seca de 5kg cada da marca Friboi; 04 pacotes de costelinha de rojão da marca kadão de 5kg; e 08 potes de tomate sweet grape;

“Vamos intensificar as fiscalizações neste setor, porque muitas irregularidades estão sendo constatadas. O orçamento das famílias para alimentação já está muito comprometido, tendo em vista a alta nos preços, e não é possível que se pague caro e por produtos que não estão seguros para consumo”, explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Todos os alimentos irregulares identificados foram descartados logo em seguida. Os estabelecimentos terão um prazo de 10 dias para responderem ao Órgão. A depender da análise dos processos, eles poderão pagar multas que variam de R$ 1 mil a R$ 9 milhões.

Se o consumidor ao efetuar suas compras e identificar situações irregulares, eles podem informar a situação ao órgão através do 0800.282.1512, pelo Whatsapp (81) 3181-7000 ou por e-mail denuncia@procon.pe.gov.br.

Estabelecimentos fiscalizados com irregularidades, segundo o Procon-PE

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS