A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realizou, na manhã desta quarta-feira (20), a reposição de dezenas de gradis na Via Mangue, que dá acesso à Zona Sul da capital pernambucana. A ação dá continuidade à reposição iniciada em maio deste ano, quando 120 telas (gradis) e 58 montantes (estruturas de base para as telas) foram alocados após terem sido recuperados pela Emlurb.
Frequentemente roubados desde a inauguração do corredor viário, os gradis são, muitas vezes, furtados e revendidos em ferros-velhos, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). Neste sentido, a Polícia Civil de Pernambuco revelou ter feito, ao longo de 2020 e 2021, uma série de operações para desativar ferros-velhos ilegais e que comercializavam materiais roubados ou furtados.
Entre os gradis repostos na via, alguns foram recuperadas pela Polícia ou simplesmente encontrados em outros locais por terceiros e devolvidas à autarquia. Eles ficaram guardados no depósito da Emlurb, situado na Diretoria de Limpeza Urbana do órgão.
Mesmo assim, uma vistoria realizada nos primeiros meses do ano apontou a ausência de 489 telas e 448 montantes na pista leste, 102 telas e 71 montantes na pista central e 69 telas e 15 montantes na pista oeste, um total de 660 telas e 534 montantes.
Segundo a pasta, a retirada desses equipamentos gera "maior vulnerabilidade para assaltos, como também fragilidade e instabilidade na estrutura que permanece no local, devido à ausência de apoios de fixação.
Denúncia
A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) informou que conta com duas câmeras na Via Mangue, monitoradas 24h, na Central de Operações, e que recebe demandas através do seu canal de atendimento, no número 153, para ocorrências relacionadas à segurança patrimonial de equipamentos públicos da cidade. Além disso, a CTTU tem 4 câmeras para fiscalização de trânsito e diz disponibilizar as imagens para os órgãos que solicitarem.