SINISTRO DE TRÂNSITO

Caminhão tomba, atinge ônibus e motorista morre na BR-101, em Igarassu; veja imagens

O motorista do ônibus morreu no local. Acidente ocorreu por volta das 6h30

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 01/11/2021 às 7:57 | Atualizado em 01/11/2021 às 20:20
Ônibus transportava trabalhadores de uma empresa de alumínio quando foi atingido pela carga do caminhão, na BR-101. - Círio Gomes/JC Imagem

Atualizada às 20h15

Com informações de Beatriz Albuquerque, da TV Jornal

Na manhã desta segunda-feira (1º), um caminhão que carregava placas de compensado com gesso tombou no quilômetro 41 da BR-101, em Igarassu, no Grande Recife, e atingiu um ônibus. O coletivo transportava cerca de 10 pessoas de uma empresa e seguia no sentido Recife pela via. O motorista do ônibus morreu no local.

Segundo informações de testemunhas, o caminhão seguia pelo viaduto quando tombou. A carga caiu e atingiu um ônibus que passava pela via inferior, destruindo a parte da frente do veículo. "Esse acidente foi um choque para todo mundo. A gente vivia brincando com ele [o motorista do ônibus] e de repente essa tragédia acontece", disse um Ismael Victor, colega de trabalho da vítima fatal.

 

Ônibus transportava trabalhadores de uma empresa de alumínio quando foi atingido pela carga do caminhão, na BR-101. - Círio Gomes/JC Imagem
REMOÇÃO Foram mais de sete horas de trabalho, com apoio de um guindaste, para retirar o caminhão. Trânsito só foi liberado após 16h - CÍRIO GOMES/JC IMAGEM
Ônibus transportava trabalhadores de uma empresa de alumínio quando foi atingido pela carga do caminhão, na BR-101. - Círio Gomes/JC Imagem

O caso atraiu várias pessoas até o local, que acompanharam o resgate das vítimas. Uma delas foi o aposentado Mário Pereira. Ele se queixou da falta de sinalização no viaduto. "Sempre acontece acidente aqui, por causa dessa curva do viaduto. Essa via tem tirado a vida de muitas pessoas, porque não tem sinalização", falou. 

Vítimas

O veículo de viagens transportava trabalhadores que largavam do turno noturno de uma empresa de Itapissuma e eram conduzidos para casa. Os passageiros ficaram feridos e foram socorridos para diversas unidades de saúde. 

O Corpo de Bombeiros conduziu quatro das vítimas para unidades hospitalares. Uma delas foi levada para a Unimed Recife. Uma mulher e um homem foram levados para o Hospital da Restauração (HR, na região Central do Recife.

Segundo o HR, a mulher deu entrada na unidade com um corte no supercílio e dores de cabeça. Ainda não se sabe o estado de saúde do homem. A quarta vítima socorrida pelos bombeiros foi levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e em seguida transferido para o Hospital da Restauração entubado. A vítima apresentava trauma encefálico e segue em estado grave.

O SAMU assistiu outras três vítimas. Dois homem, de 52 e 32 anos, foram levados para a Unimed Recife. Outro rapaz, de 45 anos, foi conduzido para o Hospital Esperança, em Olinda. As três pessoas conduzidas a Unimed Recife permanecem até o momento na unidade de saúde. Não há informação sobre o estado de saúde das outras vítimas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a colisão por volta das 6h30. Segundo informações, o motorista do caminhão saiu do local antes da chegada da viatura. A Polícia Civil vai investigar o caso.

A equipe do JC entrou em contato com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa responsável pelos funcionários transportados pelo ônibus da "AstroTur", que informou que está prestando assistência às vítimas e seus familiares. A CBA disse que segue acompanhando a evolução do estado de saúde dos envolvidos. 

Trânsito

O incidente interferiu no trânsito do local, causando cerca de 1 km de congestionamento na via, no sentido João Pessoa. Segundo a PRF, um desvio foi montado em direção ao centro de Igarassu. Por volta das 11h, um trator enviado pela Prefeitura de Itapissuma fez a limpeza da pista que logo foi liberada.

Somente por volta das 16h o tráfego na parte de cima do viaduto foi liberado. Para desvirar o caminhão e retirá-lo do local houve a necessidade de um guindaste, numa operação que durou mais de duas horas.

O policial rodoviário federal Paulo Arcoverde informou que o disco do tacógrafo do caminhão estava vencido, mas outros meios vão ser utilizados para descobrir se o motorista estava em alta velocidade. A função do tacógrafo é registrar a quantidade de quilômetros percorridos e a velocidade com que o caminhão se desloca nas estradas. 

"Pelo que observamos pode ter sido velocidade incompatível ou um cochilo ou carga mal acondicionada. Estamos investigando", afirmou o policial Paulo Arcoverde. O dono do caminhão esteve no local do acidente mas não falou com a imprensa. À PRF, ele informou que o motorista saiu de Recife às 5h com destino a João Pessoa, na Paraíba.

 

 

Trator retira compensados de gesso da BR-101, após o sinistro de trânsito. - Divulgação/PRF

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS