A sexta-feira (5) em Petrolina, na região do Sertão de São Francisco, deve ser de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuvas de forma isolada no período da tarde e noite, com intensidade moderada, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Na noite desta quinta-feira (4), a cidade registrou fortes chuvas, com raios e trovões, que provocaram diversos danos.
Ainda segundo a previsão da Apac, a temperatura mínima esperada para a sexta (5) pode chegar a 21º C, e a máxima 35º C.
Alerta
Com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil, emitiu um alerta de chuva na quarta-feira (3). O fenômeno pode ser reflexo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que, segundo o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, é uma faixa de nebulosidade que vem da região amazônica com nuvens do tipo cumulo nimbus aglomeradas e com "grande desenvolvimento vertical que pode provocar chuvas intensas e trovoadas, e até granizo".
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Petrolina, Cícero Dirceu, a previsão é de que um volume de até 50 milímetros seja registrado até domingo (7). Segundo a prefeitura, equipes seguem de prontidão, realizando o monitoramento pela cidade.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 153, que funciona 24 horas, caso sejam identificados possíveis riscos.
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção.
Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.