Uma chuva forte, com raios e trovões, assustou os moradores de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e causou vários danos na noite desta quinta-feira (4). De acordo com o monitoramento pluviométrico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade é onde mais choveu no Estado nas últimas 24 horas. À meia-noite desta sexta (5), o acumulado era de 45 milímetros (mm).
Com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil, tinha emitido um alerta de precipitação na quarta-feira (3). O fenômeno pode ser reflexo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que, segundo o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, é uma faixa de nebulosidade que vem da região amazônica com nuvens do tipo cumulo nimbus aglomeradas e com "grande desenvolvimento vertical que pode provocar chuvas intensas e trovoadas, e até granizo".
Segundo a prefeitura, equipes seguem de prontidão, realizando o monitoramento pela cidade. Há registros de queda de árvore no Centro e desabamento de parte do teto de um posto de combustíveis na Avenida Honorato Viana, no bairro Gercino Coelho. Na Avenida dos Tropeiros, no Jardim Amazonas, um vídeo mostra a água levando uma mesa de plástico e tentando arrastar carros. Além disso, a energia elétrica caiu em pontos como a rodoviária da cidade.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 153, que funciona 24 horas, caso sejam identificados possíveis riscos.
Ver essa foto no Instagram
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção.
Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.