A Neoenergia Pernambuco informou, nesta segunda-feira (22), ter identificado um desvio de energia elétrica na unidade da Cafeteria DeltaExpresso, na rua Serinhaém, bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.
De acordo com a concessionária, equipes técnicas estiveram no estabelecimento comercial para inspecionar a ligação do local, quando se depararam com a irregularidade.
A ação foi motivada pelas análises da área de inteligência da empresa, que apontaram indícios prévios de irregularidades na medição de energia elétrica do estabelecimento.
- Neoenergia PE e polícia flagram hotel furtando energia no Grande Recife
- Na contagem regressiva para o Natal, grupo Neoenergia divulga orientações para economizar nas decorações elétricas e garantir a segurança
- Neoenergia Pernambuco monta operação especial para o Enem
- Neoenergia explica motivo de falta de energia que suspendeu provas do Enem em Pernambuco
Segundo a Neoenergia, na ocasião, o medidor foi substituído e o cliente regularizado.
Energia
O volume de energia recuperada com esta ação foi de 17.749,31 kWh, quantidade que seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 150 residências por 30 dias, segundo a concessionária. Toda energia não medida será cobrada do cliente, conforme determinações da legislação do setor elétrico.
"Novamente, a atuação do núcleo de inteligência da Neoenergia Pernambuco foi decisiva para a identificação do desvio. Por uma característica do setor elétrico, irregularidades na medição ou ligações clandestinas na rede de energia elétrica impactam diretamente no valor da conta de todos os clientes. Por isso, é tão importante que as pessoas denunciem sempre que desconfiarem de algum tipo de irregularidade na rede", disse o gerente de Recuperação de Receita da Neoenergia Pernambuco, Gustavo Santos.
O furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.
A reportagem tentou entrar em contato com o DeltaExpresso, mas as ligações não foram completadas. O JC segue aberto a posicionamentos, caso a empresa queira se pronunciar sobre o assunto.
Denúncia
Caso alguma pessoa desconfie de ligações clandestinas ou mesmo de furto de energia por fraude no medidor, ela pode entrar em contato com a Neoenergia, por meio do 166, e fazer a denúncia. Não precisa se identificar.