Uma equipe técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) realizou, nesta quarta-feira (22), uma inspeção das condições de segurança da fiação elétrica no local onde três pessoas morreram após sofrerem um choque elétrico em um fio de alta tensão.
O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (21), na comunidade Beco da Colônia, no bairro de Jaboatão Centro, no município de Jaboatão dos Guararapes.
A vistoria começou no local exato onde aconteceu a tragédia. Os fiscais do Crea-PE analisaram a estrutura da rede elétrica e depois percorreram outros trechos do Beco da Colônia para entender o que pode ter provocado o rompimento do cabo de alta tensão.
A visita técnica contou com a participação do gerente de Fiscalização do Crea-PE, Ivan Carlos Cunha, e do coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica do Conselho, Mailson da Silva, que explicou que o relatório com o resultado da fiscalização desta quarta-feira deve ficar pronto em cerca de um mês.
Segundo o Crea, já houve contato com a Neonergia para estabelecer diálogo sobre as prováveis causas do acidente e vai haver o devido acompanhamento de todo o processo de investigação.
"O Crea-PE tem o papel de fiscalizar o exercício da profissão e a boa engenharia. Quando soubemos do fato, procuramos fazer uma análise e buscar subsídios para realização de discussões posteriores, a fim de que fatos gravíssimos como esse não ocorram novamente. Estamos aguardando os relatórios do Instituto de Criminalística, que realizou perícia no local, para, a partir desse conjunto de informações, estabelecer demais providências", disse Ivan Carlos Cunha.
Os comerciantes que trabalham no Beco da Colônia já retomaram as atividades em meio ao luto.