Uma cena comum voltou a acontecer: o metrô do Recife quebrou e deixou passageiros sem transporte, no início da manhã desta quinta-feira. O problema provocou a desativação de cinco estações: Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), um problema na rede aérea provocou a pane. Por volta das 11h30, o problema permanecia e não havia previsão de retorno.
LEIA MAIS SOBRE MOBILIDADE URBANA NA COLUNA DE ROBERTA SOARES
Passageiros relataram transtornos para se locomover. As estações do ramal citado estão fechadas e deixaram as pessoas sem saber o que fazer.
Na Estação Camaragibe, uma placa informa aos passageiros que o serviço está parado por problemas técnicos.
De acordo com a administração do Terminal Integrado de Camaragibe, cerca de 40 mil pessoas circulam por lá todos os dias. A maioria dos passageiros faz integração com o metrô. Com o problema desta quinta, eles tiveram que continuar o percurso de ônibus.
Além das 22 linhas de ônibus que operam no terminal, uma linha extra foi colocada em circulação nesta manhã para tentar minimizar os transtornos. O ônibus vai de Camaragibe até o Terminal Integrado de Passageiros (TIP).
- Linha Sul sob risco de ter a operação suspensa devido ao sucateamento do Metrô do Recife
- Enquanto Metrô do Recife sofre com sucateamento, sistema de São Paulo recebe milhões em subsídio
- Crise do Metrô do Recife expõe visão equivocada do governo do Estado sobre transporte público
- Metrô do Recife, que já custa R$ 4,25, não prevê reajuste da tarifa após aumento das passagens de ônibus
- Metrô do Recife na corrida por receita extra tarifária para vencer crise
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos soltou nota na manhã desta quinta. Confira:
A CBTU Recife informa que na noite de ontem, 09, às 23h20, uma parte da rede aérea da Linha Centro do Metrô, próximo à Estação Cosme e Damião, apresentou problema. Por este motivo, a operação comercial de hoje, 10, não está sendo realizada no Ramal Camaragibe, o que engloba as estações: Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe. Uma equipe da manutenção se encontra no local, mas ainda não há previsão de liberação do trecho. Foi feito contato com o Consórcio Grande Recife para que sejam reforçadas as linhas de ônibus que atendem a área.