O prefeito do Recife, João Campos (PSB), informou, na tarde desta terça-feira (22), que a prefeitura irá indenizar os proprietários das duas motos e um carro atingidos pelo desabamento do muro da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Vasco da Gama, Zona Norte da cidade.
O muro caiu nessa segunda (21) em meio à chuva intensa que atingiu o Recife e a Região Metropolitana. "Enviamos as primeiras equipes ao local ainda na madrugada. Ninguém ficou ferido, e a análise técnica da estrutura constatou que não há risco de desabamento", disse João Campos nas redes sociais.
Mesmo alegando não haver risco de desabamento, a Prefeitura optou demolir e reconstruir todo o muro por precaução. "Hoje pela manhã nossas equipes foram ao local e removeram os entulhos, limpando tudo", afirmou o gestor.
Chuvas
O Recife registrou recorde de entre a segunda e terça-feira. Em 12 horas, choveu quase metade do que era previsto para o mês de março, de acordo com a Defesa Civil do município. Em alguns pontos da cidade foram registrados 118,22 mm, quando a expectativa para este mês era de 247,30 mm.
Durante a noite, ocorreram chuvas acima de 50mm em apenas uma hora, cerca de 20% do previsto para o mês. Antes desta noite, o mês inteiro havia registrado 168,7 mm de chuvas.
Nesse mesmo período, a Defesa Civil recebeu 27 chamados da população, entre solicitações de colocação de lonas e pedidos de vistorias. Nenhum caso de feridos ou mortos foi registrado até agora.
"Estamos com várias equipes nas ruas do Recife atuando para mitigar os danos causados pela chuva - foi um volume muito alto num período muito curto. Cada equipe tem cerca de 20 trabalhadores, responsáveis por varrição, zeladoria em geral, e também tem os times que fazem desobstrução de galerias e aplicam o jato de sucção para remover a água nos locais com maior acúmulo", disse o prefeito.
PRECIPITAÇÕES
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas, com 169mm. Já São Lourenço da Mata ficou em 146mm e o Recife registrou 123,34mm.
Veja onde mais choveu no Grande Recife
O trânsito também foi afetado e ao menos 21 semáforos apresentaram problemas no Recife. Muitas retenções de trânsito deverão ser registradas pelos condutores que estão pela cidade, além das provocadas pelos alagamentos. Segundo a Prefeitura do Recife, um sinistro de trânsito com vítimas tinha sido registrado.