O primeiro dia do “Viva a Guararapes”, realizado no último domingo, 10 de abril, fez com que a população se perguntasse se há a possibilidade que seja um evento semanal - visto que o planejamento inicial da Prefeitura do Recife é que a estrutura na Avenida Guararapes seja montada uma vez por mês. Ao JC, a secretária do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, não descartou a possibilidade, mas salientou que, por ora, o plano inicial permanece.
“Diante do sucesso do evento, a Prefeitura do Recife pretende consolidar no calendário, realizando-o uma vez por mês. Futuramente, expandir, mas com bastante cautela para que a gente possa tornar a Guararapes um atrativo para o nosso Centro histórico, garantindo acessibilidade, segurança, atrações esportivas, culturais e de lazer”, afirmou Vilaça, à frente da secretaria que encabeça o evento.
O evento de maio já está confirmado; mas ainda não se sabe a data. Pelo mês contar com dois feriados aos domingos, nos dias 1º e 8, deve ser realizado em algum dos três últimos: 15, 22 ou 29.
Em breve, será feita uma reunião com as diferentes secretarias que o compuseram, com o intuito de avaliar a primeira edição e fazer os ajustes necessários. Ainda segundo Ana Paula, cada edição contará com atrativos diferentes, mas com os mesmos dez polos atrativos.
O projeto nasceu do Recentro - o programa municipal que pretende reurbanizar os bairros do Recife, de São José e de Santo Antônio. “Nosso objetivo foi fazer com que as pessoas voltassem a frequentar nosso Centro e que depois o próprio privado se interessasse em abrir bares e restaurantes e fizesse uma ativação cultural. A gente fomenta no início, depois, naturalmente, outras atividades vão acontecer.
A escolha da Guararapes foi feita pela gestão via ser uma das mais importantes da região, assim como a Dantas Barreto, que recentemente foi centro de discussões promovidas pelo Recentro com diferentes atores. Mas pelo projeto ainda estar em fase de elaboração, não se sabe qual tipo de ação será feita na via.
Primeira edição
Milhares de pessoas estiveram presentes nesse domingo, 10 de abril, no “Viva Guararapes”. O espaço contou com uma série de atrativos culturais, esportivos e gastronômicos ao longo de cerca de 200 metros de extensão da via, que ficou fechada para veículos durante sua realização.