Uma menina de oito anos chamou a atenção após conquistar o terceiro lugar em uma corrida realizada durante as festividades do Dia do Trabalhador realizadas em Agrestina, no Agreste de Pernambuco.
A pequena Keila Sabrina, participante na categoria local, percorreu 8,5 quilômetros em um trajeto que incluía estradas de terra, deixando para trás dezenas de adultos - homens e mulheres - de outras categorias.
A mãe da garota, Maria do Desterro, foi a vencedora da competição na categoria local. A mãe levou para casa uma premiação de R$ 500 e a filha, R$ 200. O técnico delas é Emiliano Junior.
A corrida aconteceu dentro do 29º Festival do Trabalhador. Participaram mais de 600 pessoas, entre homens e mulheres, nas categorias local e visitante.
Projeto social
Keila Sabrina e a mãe participam de um projeto social chamado Pé no Chão. Através dele, os integrantes praticam caminhada às segundas e quintas-feiras. Quem se destaca, participa de corridas.
O presidente do projeto, Evandro Silva Souza, conta que a ideia surgiu em 2018, mas devido à pandemia da covid-19, foi posto em prática no ano passado.
"Vem sendo um sucesso, tirando pessoas do sedentarismo, da depressão, vem revelando novos talentos, a exemplo de Keila Sabrina e Maria do Desterro", comemorou.
Para ele, projetos como este são importantes para o surgimento de novos talentos. "Apesar que Keila é uma criança, a gente não pode cobrar dela como uma atleta de competição, e sim como uma diversão para ela. Através desse trabalho, ela brincando e se divertindo, está se saindo muito bem", afirmou.
De acordo com Evandro, uma parceria com o município está sendo firmada para ampliar o alcance do projeto. O intuito é conseguir professores de educação física para fazer treinos mais específicos para os atletas que se destacam.