Em uma coletiva de imprensa em Pernambuco, na manhã deste domingo (29), o governo federal prometeu mobilizar recursos para a reconstrução de casas das pessoas atingidas pelas chuvas em até 90 dias. A afirmação partiu do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira, que explicou que o governo liberará o dinheiro para os municípios que forem reconhecidos em situação de calamidade pública.
De acordo com o ministro, Pernambuco já soma 44 mortes, 56 pessoas desaparecidas, 3.957 desabrigados, 25 feridos e 533 desalojados. O Governo do Estado ainda não atualizou o número de vítimas com as chuvas que atingiram, sobretudo, a Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul.
- No Recife, ministros prometem que não faltarão recursos para combater impacto das chuvas
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: Governo federal informa 44 mortes no Estado
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: Inmet prevê chuvas intensas na Mata Sul de Pernambuco. Veja municípios que podem ser atingidos
- CHUVA: veja as barragens que atingiram ou ultrapassaram a capacidade em Pernambuco
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: Como ficam os horários dos shoppings neste domingo (29)?
"A gente faz reconstrução de casas. Existe uma regulamentada especifico eu assinei uma portaria especifica lá em angra dos reis, na ocasião do desastre neste ano em como se regulamenta como se faz a solicitação de recursos e como acontece a liberação. É um procedimento relativamente simples, em até 90 dias, o governo pode liberar os recursos", afirmou Daniel Ferreira.
"Para solicitar o recurso, precisa do reconhecimento federal. Então são duas etapas: a prefeitura precisa publicar o decreto de emergência, vai inserir esse decreto no sistema do Ministério do Desenvolvimento Regional, vai sair uma portaria do ministério reconhecendo a situação e, a partir daí, sair os recursos. Esse primeiro recurso vai acontecer muito rápido. Esses pedidos são liberados no mesmo dia e a gente vai publicando no Diário Oficial", explica.
"Os recursos são transferidos imediatamente para as contas dos municípios", confirmou. Segundo o ministério, mais municípios devem decretar situação de emergência até esta segunda-feira (30).
Os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Ronaldo Bento (Cidadania) e Carlos Brito (Turismo) estiveram na coletiva de imprensa, acompanhados de Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal.
VISITA DE BOLSONARO
A comitiva deve ficar pelo Estado para acompanhar o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele anunciou que vem ao Recife nesta segunda-feira (29) para acompanhar a crise das chuvas que atingiram a cidade há quase uma semana.
"Tenho acompanhado a tragédia das chuvas em Pernambuco e Alagoas. O nosso Governo disponibilizou, desde o primeiro momento, todos os seus meios para socorrer aos atingidos, aí incluído as Forças Armadas", disse Jair Bolsonaro.