Um edifício desabou no Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, na manhã desta sexta-feira (07), deixando ao menos três mortos e diversos desaparecidos.
Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar já estão no local. Ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também estão presentes.
A Central de Operações da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil divulgou que 14 pessoas estavam desaparecidas no desabamento do edifício no Janga.
Câmera de segurança registra momento do desabamento no prédio do Janga
O desabamento ocorreu no Conjunto Beira-Mar, localizado na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, em Paulista.
A prefeitura da cidade de Paulista informou que o edifício já havia sido interditado pela Defesa Civil.
SOCORRO ÀS VÍTIMAS DO DESABAMENTO
Uma vítima, uma mulher de 65 anos, uma adolescente de 15 e um jovem de 18 anos foram resgatados com vida pelo Corpo de Bombeiros. A morte de três pessoas foi confirmada.
Vídeos gravados no local do desabamento mostram pessoas gritando, moradores da região ao redor do local e familiares desesperados na busca por vítimas.
Alguns moradores estão ajudando o Corpo de Bombeiros a retirar parte dos escombros em busca de vítimas soterradas.
"Eu trabalho no terminal de ônibus do Conjunto Beira-Mar, aqui do lado. Havia pessoas soterradas lá embaixo, inclusive uma placa [de concreto] caída em cima de crianças. Está todo mundo aqui, Samu, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros", disse o despachante Jailson Júnior, que estava presente no local, à TV Globo.
Crianças e adolescentes estão entre as vítimas soterradas. O prédio já havia sido interditado há anos e os atuais moradores fazem parte de uma ocupação que se instalou no local.
Cães farejadores do Corpo de Bombeiros estão no local para auxiliar nas buscas por vítimas.
A equipe do Corpo de Bombeiros aumentou a área de isolamento do local devido ao risco de outro desmoronamento, tendo em vista que o edifício não desabou por completo. A informação é da TV Jornal.
As chuvas na Região Metropolitana do Recife complicam o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros.
Veja a nota emitida pelo Corpo de Bombeiros sobre o caso:
Na manhã de hoje (07), o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco recebeu por volta das 06h35 chamado para um desabamento de prédio localizado na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, s/n, Janga, Paulista. Seguiram ao local 08 viaturas do CBMPE. Sem confirmações de vítimas.
OCORRÊNCIA EM ANDAMENTO.
VISTORIA FOI FEITA NO PRÉDIO UM DIA ANTES DO DESABAMENTO
Uma vistoria foi feita um dia antes do desabamento do edifício no Janga. A SulAmérica, que seria uma das responsáveis pelo prédio, esteve no local na última quinta-feira (6), de acordo com a Prefeitura de Paulista. A empresa não se manifestou sobre o período de vistoria.
PRÉDIO DESABOU NO GRANDE RECIFE EM ABRIL
Esse não é o primeiro caso de desabamento de um edifício no Grande Recife este ano. Em abril, o Edifício Leme, em Olinda, também desabou parcialmente.
O desabamento do Edifício Leme deixou 11 vitimas, sendo 6 fatais. O restante do prédio foi demolido após a tragédia. O prédio, do tipo caixão, estava interditado desde 2000, porém foi reocupado.