Desabamento

Prédio desaba no Grande Recife e deixa soterrados

Informações iniciais apontam que há diversos soterrados no local

Cadastrado por

Eduarda Melo

Publicado em 07/07/2023 às 7:10 | Atualizado em 12/07/2023 às 9:01
Prédio desaba e várias pessoas ficam soterradas no bairro do Janga, no Paulista - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Um edifício desabou no Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, na manhã desta sexta-feira (07), deixando ao menos três mortos e diversos desaparecidos.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar já estão no local. Ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também estão presentes. 

A Central de Operações da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil divulgou que 14 pessoas estavam desaparecidas no desabamento do edifício no Janga.

Câmera de segurança registra momento do desabamento no prédio do Janga

O desabamento ocorreu no Conjunto Beira-Mar, localizado na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, em Paulista. 

A prefeitura da cidade de Paulista informou que o edifício já havia sido interditado pela Defesa Civil.

SOCORRO ÀS VÍTIMAS DO DESABAMENTO

Uma vítima, uma mulher de 65 anos, uma adolescente de 15 e um jovem de 18 anos foram resgatados com vida pelo Corpo de Bombeiros. A morte de três pessoas foi confirmada. 

Vídeos gravados no local do desabamento mostram pessoas gritando, moradores da região ao redor do local e familiares desesperados na busca por vítimas. 

Alguns moradores estão ajudando o Corpo de Bombeiros a retirar parte dos escombros em busca de vítimas soterradas.

"Eu trabalho no terminal de ônibus do Conjunto Beira-Mar, aqui do lado. Havia pessoas soterradas lá embaixo, inclusive uma placa [de concreto] caída em cima de crianças. Está todo mundo aqui, Samu, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros", disse o despachante Jailson Júnior, que estava presente no local, à TV Globo.

Leia Também

Crianças e adolescentes estão entre as vítimas soterradas. O prédio já havia sido interditado há anos e os atuais moradores fazem parte de uma ocupação que se instalou no local. 

Cães farejadores do Corpo de Bombeiros estão no local para auxiliar nas buscas por vítimas. 

A equipe do Corpo de Bombeiros aumentou a área de isolamento do local devido ao risco de outro desmoronamento, tendo em vista que o edifício não desabou por completo. A informação é da TV Jornal.

As chuvas na Região Metropolitana do Recife complicam o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros.

Veja a nota emitida pelo Corpo de Bombeiros sobre o caso:

Na manhã de hoje (07), o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco recebeu por volta das 06h35 chamado para um desabamento de prédio localizado na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, s/n, Janga, Paulista. Seguiram ao local 08 viaturas do CBMPE. Sem confirmações de vítimas.
OCORRÊNCIA EM ANDAMENTO. 


Prédio desaba e várias pessoas ficam soterradas no bairro do Janga, no Paulista - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

VISTORIA FOI FEITA NO PRÉDIO UM DIA ANTES DO DESABAMENTO

Uma vistoria foi feita um dia antes do desabamento do edifício no Janga. A SulAmérica, que seria uma das responsáveis pelo prédio, esteve no local na última quinta-feira (6), de acordo com a Prefeitura de Paulista. A empresa não se manifestou sobre o período de vistoria.  

PRÉDIO DESABOU NO GRANDE RECIFE EM ABRIL

Esse não é o primeiro caso de desabamento de um edifício no Grande Recife este ano. Em abril, o Edifício Leme, em Olinda, também desabou parcialmente.

O desabamento do Edifício Leme deixou 11 vitimas, sendo 6 fatais. O restante do prédio foi demolido após a tragédia. O prédio, do tipo caixão, estava interditado desde 2000, porém foi reocupado.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS