Ponte que liga bairros da Iputinga e Monteiro deve ser concluída no primeiro semestre de 2024, projeta prefeitura

Prefeitura do Recife informou que a primeira etapa da obra deve ser entregue ao fim do ano
Carol Guerra
Publicado em 25/07/2023 às 11:15
Prefeitura do Recife projeta fim da construção da ponte Iputinga-Monteiro para 2024 Foto: Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife


Após quase oito anos de espera, a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão - que liga os bairros da Iputinga e do Monteiro - deve ser concluída no primeiro semestre de 2024, de acordo com a projeção da Prefeitura do Recife.

A gestão municipal informou que 80% das obras referentes ao “tabuleiro” sobre o rio, foi concluída e a etapa deve ser entregue ao fim do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso. 

“Nós temos 27 pontes na cidade, sem contar os pontilhões. E essa será a 28ª. É uma grande obra e, além da ponte, também vamos construir um sistema viário novo com 20 novas ruas, incluindo requalificações e implantações, assim como uma área urbanizada na margem do rio, que faz parte do Parque Capibaribe. O sistema viário dará o acesso à ponte dos dois lados e viabilizará também o acesso das pessoas com qualidade”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, durante visita à obra.

FASE DE CONSTRUÇÃO DA PONTE

Atualmente a obra está na fase de implantação das aduelas de concreto. São peças pré-moldadas que ficam sobre o rio, sem necessidade de sustentação, já que estão sendo concretadas com o método de balanços sucessivos.  

Com a colocação das aduelas, o primeiro contato entre os dois lados da ponte deverá acontecer em setembro e a conexão será finalizada até outubro. Após a conclusão desta fase, começam os trabalhos em cima do tabuleiro, como o asfaltamento e a implantação dos passeios, guarda-corpos e ciclovia. Por fim, serão feitas as conexões com o solo.

PONTE MONTEIRO-IPUTINGA

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão possui uma estrutura de 170 metros de extensão, integrando o projeto do sistema viário dos bairros da Iputinga e Monteiro. O projeto tem como objetivo suprir a necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio.

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