Quatro organizações pernambucanas, que atuam em apoio às pessoas que vivem em territórios ameaçados de despejo, foram selecionadas no edital do Habitat para a Humanidade (confira a lista completa abaixo). Ao todo, o edital recebeu 38 propostas de 11 estados brasileiros.
O objetivo do edital é oferecer apoio financeiro e acompanhamento às organizações selecionadas para evitar a remoção ou o despejo coletivo forçado em ocupações.
A ação também busca oferecer um suporte para que as organizações possam promover melhorias nos seus territórios de atuação e contribuir na garantia da permanência dessas famílias em suas moradias.
De acordo com o Habitat Brasil, as organizações selecionadas vão receber um apoio financeiro de até R$30 mil.
Inicialmente, seriam oito propostas selecionadas. Contudo, alguns proponentes revisaram o valor do projeto possibilitando atender mais propostas do que o estipulado no edital, já que o valor total disponibilizado se manteve em R$240 mil.
"O valor referente a esse apoio financeiro será utilizado, por exemplo, em intervenções construtivas para melhorar a habitabilidade e segurança (intervenções em coberturas, instalações elétricas e hidráulicas, vedações etc.), bem como para a produção de informação técnica baseada em evidências para contrapor ameaças, informações e laudos que tenham sido utilizados para justificar a remoção das famílias", afirmou o Habitat.