O tratamento oncológico é uma jornada complexa e requer cuidados multidisciplinares e suporte em diversos aspectos, desde medicamentos até equipamentos de alta tecnologia. Seguindo o caminho de busca por melhorias para o paciente com câncer, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) terá novo acelerador linear, uma máquina responsável pela realização do tratamento de radioterapia em pacientes. Atualmente, o HCP detém o maior serviço de radioterapia credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Pernambuco, com um atendimento a 172 pacientes por dia. A perspectiva é de que, com mais um acelerador linear, seja possível ampliar a capacidade em 50%.
O equipamento é resultado da emenda parlamentar no valor de R$ 6.491.264,00, viabilizado pelo deputado federal Eduardo da Fonte (Progressistas),, cujo repasse foi recebido e o hospital dá início às obras para, em até 150 dias, estar pronto para receber o equipamento.Como hospital filantrópico 100% SUS, as emendas parlamentares ajudam a instituição a aperfeiçoar a qualidade na assistência aos pacientes em tratamento contra o câncer.
Se tratando da radioterapia,é um pilar fundamental no tratamento de pessoas que necessitam da radiação ionizante,tendo em vista que cerca de 70% dos casos oncológicos precisarão ser submetidos à radioterapia em alguma etapa da jornada, segundo a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBR). Dentro do contexto estadual, o HCP cumpre um papel fundamental na promoção do combate ao câncer por meio do acolhimento e tratamento de ponta.
“Em 2022, foram atendidos 2.278 novos pacientes, com uma média de 190 casos de câncer tratados nos dois aparelhos existentes, o bomba de Cobalto e o Acelerador Linear. Com a implementação de estratégias de hipofracionamento e um gerenciamento mais eficiente das vagas, o hospital conseguiu elevar essa média em 2023, tratando em média 200 novos pacientes por mês até o momento”, avalia Ana Luiza Fassizoli, coordenadora do serviço de Radioterapia do HCP.
BUSCA POR MELHORIAS
Até então, o HCP contava com dois equipamentos para realizar os tratamentos: uma máquina com fonte radioatividade Cobalto e um Acelerador Linear. Essas máquinas permitiram que a instituição atendesse aos pacientes de maneira adequada, com sessões de tratamento iniciando a cada 10 minutos.Mesmo assim, a alta demanda por tratamento oncológico estimula o hospital a buscar constantes melhorias para milhares de pessoas.
De acordo com o superintendente geral Sidney Neves, a aquisição representa uma série de inovações que o HCP se propõe a trazer para acolher as pessoas que precisam.
“Esta conquista mais uma vez demonstra que o HCP é incansável na busca pela melhoria ao atendimento dos nossos pacientes. Sempre contando com o apoio dos parlamentares, população e empresas parceiras, reforçando a nossa missão, que é a de cuidar das pessoas com câncer. Poderemos atender mais rapidamente nossos pacientes, diminuindo o tempo para o início do tratamento e diminuindo o tempo do procedimento. E o HCP não vai parar por aí, temos muitos projetos voltados à melhoria de nossos processos internos e, em muito pouco tempo, mais inovações serão implementadas para o bem da população de Pernambuco”, completa.