PT Recife desautoriza Marília Arraes ser candidata a Prefeitura do Recife

A decisão foi aprovada no Encontro da Comissão Executiva Municipal nesta quinta-feira (19)
Alice Albuquerque
Publicado em 19/03/2020 às 16:22
Cirilo Mota, presidente do PT Recife Foto: DIVULGAÇÃO


O Partido dos Trabalhadores estadual aprovou, no Encontro da Comissão Executiva Municipal, nesta quinta-feira (19), uma resolução que desautoriza e não reconhece os acordos políticos sem o aval da direção municipal do PT Recife. Na última sexta-feira (13), o Diretório Nacional do PT lançou o nome de Marília Arraes como candidata no Recife. Por sua vez, a direção estadual do partido, que defende a Frente Popular e a aliança com o PSB, criticou que a decisão nacional "desconheceu os acordos com o GTE Nacional".

>> PT decide lançar Marília Arraes para Prefeitura do Recife

>> PT/PE critica decisão de Diretório Nacional de lançar pré-candidatura de Marília Arraes no Recife para eleições 2020

O presidente municipal do PT, Cirilo Mota, afirmou que a atitude do PT Recife foi feita a partir de "um movimento democrático e participativo". "Diferentemente da intervenção nacional que estão tentando impor, a Direção Estadual do PT se junta à Direção Municipal do PT do Recife e, em consonância com mais de 80% da militância petista no Recife, apoia a participação do PT Recife em uma frente ampla na eleição municipal de 2020".

>> Bolsonaro está diante do primeiro problema pelo qual não tem como culpar o PT. E está completamente perdido

Cirilo ainda defendeu a união do Diretório Estadual e Municipal do partido em Recife e no Estado de Pernambuco. "Pela primeira vez na história do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, há um consenso no sentido claro e objetivo de que só a união das forças progressistas resultará o melhor para Recife. Neste momento, mais uma vez, ressaltamos que não há espaço para aventuras, tampouco prepotência. Aos que ainda tentam impor uma candidatura própria no Recife".

>> Presidente do PT no Recife acusa legenda de impor candidatura de Marília Arraes à Prefeitura

A Direção Municipal do PT já havia defendido a permanência de uma frente ampla para disputar as eleições municipais 2020. Com isso, Mota disse, em relação a Resolução do Diretório Nacional divulgada na última sexta-feira (13), que o diretório agiu "de forma contraditória ao que foi acordado". "O acordo foi feito com o ex-presidente Lula, a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e com a própria Marília Arraes, na presença do Grupo de Táticas Eleitorais Nacional, nas pessoas de Guimarães e Paulo Teixeira. Foi aquele calendário que foi aprovado no Diretório Nacional".

Deliberações da Resolução da Executiva Municipal do PT do Recife

1- Manter o Calendário acordado com a Direção Nacional, Direção de Pernambuco e nosso Diretório Municipal que culmina com a realização do Encontro Municipal no domingo, dia 29, para escolher a tática eleitoral que será adotada na eleição municipal do Recife, em respeito à democracia interna e aos filiados e filiadas do PT no Recife;

2- Desautorizar conversas e acordos com partidos, com possíveis candidatos ou candidatas a vereadores e vereadoras para montagem de chapa proporcional, construção de programa de governo, destinação do fundo eleitoral e/ou ações similares sem o conhecimento, autorização e participação da Direção Municipal do Recife, tendo em vista o seu dever e direito institucional de conduzir esses processos;

3- Apoiar a nota da Executiva Estadual do PT emitida no dia 16 de março deste ano, no que diz respeito à decisão da Direção Nacional adotada no dia 13, em especial ao acordo firmado e os impactos negativos que tal medida trará aos municípios pernambucanos e ao conjunto das capitais do Nordeste;

4- Convocar reunião da Executiva Municipal para a próxima terça-feira (24), por videoconferência, devido ao período de isolamento recomendado por conta do covid-19 (o novo Coronavírus), adotando o mesmo procedimento nas próximas reuniões, sem prejuízo das atividades partidárias, bem como deliberar que a emissão de notas e discussões dos documentos poderá ser aprovada por votação da maioria no grupo oficial de WhatsApp do PT Recife.

TAGS
política pt marília arraes eleições 2020
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory