A executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) marcou a sua convenção para 16 de setembro, último dia permitido pela legislação eleitoral para a realização deste evento que indica quem são os candidatos majoritários que vão disputar a próxima eleição. A pré-candidata da legenda é a deputada federal Marília Arraes, neta do ex-governador Miguel Arraes. "Esse foi o tempo que achamos necessário pra organizarmos o evento que será por videoconferência. Também estamos analisando qual a melhor infraestrutura a ser usada", disse o presidente do PT no Recife, Cirilo Mota. Entre os partidos, é uma prática comum a realização das convenções no últimos dia para ter mais tempo nas conversas que vão definir outros cargos, como o de vice-prefeito.
> > Marília Arraes declara que é possível armar a Guarda Municipal do Recife
A próxima convenção do PT no Recife só terá 1% dos participantes presencialmente na convenção. "Os 99% restantes vão acompanhar on line. A eleição deste ano vai ter um formato muito digital", explicou Cirilo. Antes da pandemia, as convenções funcionavam como a primeira grande festa de lançamento de uma candidatura. Mas as aglomerações estão proibidas pra evitar a transmissão do coronavírus. Somente na capital pernambucana, o PT tem mais de 100 mil filiados.
O PT do Recife já marcou uma próxima reunião, na quarta-feira (02), com os integrantes do PSOL para discutir: o programa de governo, a coligação com o PSOL e também como fazer para ter mais candidatos a vereador. Os partidos podem ter até 59 pré-candidatos a vereador disputando uma vaga na Câmara do município. Atualmente, o PT só tem 30 pré-candidatos a vereador no Recife. "Também estamos organizando a chapa que vai se inscrever no TRE", explicou Cirilo. Também ainda não está definido quem ocupará o cargo de vice-prefeito na chapa de Marília Arraes.
A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou na terça-feira (25) que a legenda deveria deixar os cargos que ocupa no governo do atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) para se concentrarem na busca de uma unidade interna e também na campanha municipal. As reuniões previstas da executiva municipal não vão discutir esse assunto, segundo Cirilo. O PT ocupa a Secretaria de Saneamento do Recife, com Oscar Barreto, e também participa do governo de Paulo Câmara respondendo pela Secretaria de Agricultura, comandada por Dilson Peixoto.
No Recife, as convenções partidárias que estão marcadas até agora são a do Partido Novo e a do PRTB, ambas no dia 31 de agosto, e a do PDT, que vai acontecer no dia 1º de setembro.