Túlio Gadêlha volta atrás e mantém pré-candidatura à Prefeitura do Recife, após declarar apoio ao PSB

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa convocada pelo parlamentar, após uma reunião com pré-candidatos
Marcelo Aprígio
Publicado em 14/09/2020 às 17:05
ROMPIMENTO Túlio Gadêlha (PDT, centro) faz denúncia, chefe de gabinete (à direita, de roupa escura) pede demissão Foto: DIEGO MEDEIROS/DIVULGAÇÃO


. - Eleições 2020

Após desistir de concorrer à Prefeitura do Recife e ter sua indicação para vice na chapa de João Campos (PSB) descartada pelo próprio partido, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) voltou atrás, contrariando seu partido, e anunciou, na tarde desta segunda-feira (14), que vai manter sua pré-candidatura nas eleições de novembro. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa convocada pelo parlamentar, após uma reunião com pré-candidatos. "Nós não abrimos mão de apresentar uma proposta para o Recife", disse Túlio. Como punição, Túlio foi destituído do comando do PDT no Recife.

» Túlio Gadêlha esperneou e descobriu o efeito do "peteleco". Deixou de ser presidente do PDT

» Após contrariar PDT, Túlio Gadêlha é destituído do comando do partido no Recife

Segundo o deputado, a direção nacional do seu partido descumpriu o estatuto da legenda e foi desrespeitosa ao vetar o nome do enfermeiro Rodrigo Patriota para a composição da chapa da Frente Popular do Recife. Rejeitado por Carlos Lupi, presidente do PDT, o profissional de saúde foi substituído pela ex-vereadora Isabella de Roldão.

"Nós fizemos um gesto para o partido. Um gesto de sacrifício. A única exigência que colocamos foi fazer uma composição crítica ao que está aí [ao PSB]. Nenhum outro nome, fora do que foi discutido aqui democraticamente, pode nos representar", afirmou o pedetista. "Espero que a direção nacional respeite o mandato de deputado federal eleito", completou Túlio.

No breve discurso, o deputado federal também fez várias críticas ao PSB, lembrando que os socialistas votaram em Aécio Neves (PSDB), em 2014, e foram favoráveis ao impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff (PT). O pedetista afirmou ainda que o PSB, ao declarar neutralidade nas últimas eleições, prejudicou Ciro Gomes e ajudou, indiretamente, a eleger Bolsonaro, a quem chamou de "o pior presidente da história".

A decisão de Túlio foi respaldada pelo diretório municipal da legenda, que deu 19 votos a favor da candidatura própria, 2 pela indicação de Isabella de Roldão (PDT) para vice de João Campos (PSB) e 2 abstenções. Com a reviravolta, o nome do vice na chapa do PDT pode ser apresentado e oficializado na próxima quarta-feira (16), às 10h, quando será realizada a convenção do partido. 

Túlio destituído

Após o anúncio, o deputado federal foi destituído da presidência da sigla no Recife. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (14) pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi. Segundo o estatuto do PDT, quem deve assumir o comando do PDT Recife no lugar de Gadêlha é o deputado federal Wolney Queiroz, que preside a legenda no Estado e é líder da bancada na Câmara Federal.

O presidente nacional do PDT, afirmou, logo após a coletiva do correligionário, que o "assunto já foi decidido e homologado". "Ele (Túlio) já tinha decidido com os companheiros o apoio a João Campos para prefeito do PSB e Isabella Roldão vice. A decisão já oficializada pela direção nacional. E comissão provisória pode ser mudada a qualquer tempo", disse o presidente nacional do PDT.

“Ele está querendo sair como vítima. O que não é. A decisão [de ter Isabella de Roldão como vice de João Campos] já foi tomada, e ele que assuma a consequência de seus atos”, afirmou Lupi.

"Assunto encerrado"

Ao ser questionado sobre como se dará a relação com o deputado federal a partir desta destituição do comando, Carlos Lupi preferiu não comentar a respeito, afirmando que o assunto estaria encerrado, já que tem compromissos com várias convenções do partido. "Não tenho condições de falar. Assunto, para mim, encerrado", declarou.

TAGS
Política PDT Recife Eleições 2020 EleiçõesSJCC Túlio Gadêlha
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory