O PSL vai oficializar nesta quarta-feira (16) uma chapa puro-sangue nas eleições do Recife, cidade onde pré-candidatos almejam o título de "candidato de Bolsonaro", hoje desafeto do presidente nacional, Luciano Bivar. O candidato a prefeito será o advogado Carlos Andrade Lima e a vice, a psicóloga Rosaly Almeida.
A sigla saiu de um deputado federal - o próprio Bivar - para 52 parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados nas eleições de 2018, e ficou com a segunda maior bancada, atrás apenas do PT. A sigla possui 56,56 segundos de propaganda de rádio e televisão na campanha municipal deste ano.
>> Ex-partido de Bolsonaro, PSL lança pré-candidato à Prefeitura do Recife
>> PSL realiza convenção no Recife na próxima quarta-feira (16)
O crescimento nas urnas também implica em uma boa parcela do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a agremiação terá direito a receber R$ 199,4 milhões para investir nas candidaturas.
Apesar de todos esses predicados, o PSL não firmou aliança com nenhuma outra sigla no Recife e vai sair com uma chapa puro-sangue, formada por integrantes do partido. A reaproximação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que liderou uma debandada do partido, não se concretizou, e o PSL vem lançando candidaturas próprias em grandes cidades, como em São Paulo, com Joice Hasselman e no Rio de Janeiro, com o deputado federal Luiz Lima.
"O PSL escreveu a história recente do nosso Brasil, acreditou em um projeto, uniu o povo, valorizando as famílias e as tradições. Nosso partido continua defendo o Brasil, apoiando os projetos de interesse do País. E, agora, temos uma oportunidade única de fazer aqui o que fizemos no Brasil, resgatar o nosso Recife e a esperança de todo o povo recifense em dias melhores, com novas ideias, com mais qualidade de vida para toda população. O PSL oferece renovação", afirmou o presidente do PSL Recife, Raphael Souto.
Enquanto isso, outros pré-candidatos buscam se consolidar como mais alinhados às bandeiras defendidas por Bolsonaro, a exemplo do deputado estadual Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), do partido do vice-presidente General Hamilton Mourão (PRTB), e do coronel Alberto Feitosa (PSC). O presidente, porém, já adiantou que não vai se participar do 1º turno das eleições municipais.
A convenção está marcada para as 18h, na Avenida Boa Viagem, 97, Zona Sul do Recife. Ela será no formato drive-in, para atender o protocolo de prevenção à covid-19.
No evento também serão homologadas as candidaturas a vereador da chapa proporcional do partido. Vão concorrer 59 candidatos, sendo 41 homens e 18 mulheres. Na ocasião, haverá sorteio dos números utilizados pelos postulantes que aparecerão nas urnas.