Em caminhada no Centro do Recife nesta sexta-feira (9), o candidato a prefeito da cidade Mendonça Filho (DEM) acompanhado da candidata a vice Priscila Krause (DEM), afirmou que irá fazer intervenções no local, criará zonas especiais com IPTU mais baixo e incentivará a recuperação de áreas abandonadas. O candidato também participou de uma reunião com lojistas na Rua das Calçadas.
De acordo com o democrata, a prioridade das intervenções será o entorno da Avenida Guararapes, compreendendo as ruas do Sol e Matias de Albuquerque, na Praça da Independência, a Rua Siqueira Campos e a Avenida Dantas Barreto, até o seu início na Praça da República. Mendonça afirmou que os terminais de ônibus também serão impactados pela obra, "com a melhoria e modernização das paradas, e a criação de uma praça de alimentação". Um dos objetivos da intervenção é promover uma nova conexão para o bairro de São José e a Avenida José Estelita, já na Bacia do Pina.
O plano de governo da chapa puro sangue "Recife Acima de Tudo" contempla ações estratégicas para o centro do da cidade, como a indicação de moradia no local e a criação de parcerias que façam a localidade voltar a se desenvolver de forma sustentável. Na ocasião, Mendonça Filho ainda criticou a gestão do PSB na prefeitura "por afastar o empreendedor, porque só pensa em taxar e criar impostos para quem deseja abrir negócios na área".
“A gestão do PSB só sabe criar dificuldades para os negócios. Vamos cuidar dessa área central, trazer vida e rever essas taxas elevadas. O Centro vai poder voltar a ser o que era antes, uma referência importante para o Recife. Isso [prédios abandonados] afasta as pessoas. E um lugar sem circulação de pessoas se torna perigoso. Serão cerca de dois mil estudantes circulando aqui, comprando, movimentando a região", garantiu, ao anunciar já ter começado a negociar com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).