Candidato a prefeito do Recife pelo DEM, Mendonça Filho participou de um café da manhã no Mercado Público de Casa Amarela, Zona Norte, na manhã deste sábado (10). Acompanhado de sua candidata a vice, Priscila Krause (DEM), Mendonça conversou com lideranças locais, comerciantes, vendedores ambulantes e ouviu pedidos de melhorias no equipamento e seu entorno.
"Assim como o Centro, Casa Amarela é um bairro que possui a tradição mascate do Recife e necessita de incentivo aos pequenos negócios. Na prefeitura, vamos criar uma central de simplificação e desburocratização para fomentar o crescimento de quem empreende e gera emprego e renda", afirmou Mendonça.
O democrata aproveitou para alfinetar a gestão do PSB na capital e afirmou que a burocracia e a taxação elevada são marcas dos governos Geraldo Julio e Paulo Câmara. "O recifense paga quase o dobro de impostos do que em Fortaleza e bem mais que Salvador. Isso vai acabar. Quem quer montar uma lanchonete no Recife tem que partir de R$ 3 mil iniciais de licenciamento, taxas, autorizações. Em Jaboatão dos Guararapes, isso é zero, por que lá aderiram à Lei da Liberdade Econômica, que é do Governo Federal. Aqui, por política, não quiseram. Vamos mudar isso e fazer a economia do Recife voltar a crescer”, destacou.
Os temas simplificação e desburocratização são parte do plano de governo da coligação “Recife Acima de Tudo” (DEM, PSDB, PTB e PL). O objetivo de Mendonça é a criação de uma de central que simplifique e acelere os procedimentos necessários à abertura de atividades de pequeno porte.
Sobre as demandas dos comerciantes locais, o democrata ouviu apelos para uma readequação urbanística no local, principalmente em relação à cobertura do pátio da feira, a criação de um estacionamento no entorno do mercado e recuperação dos banheiros. "Não vamos abandonar esses mercados, pois eles apenas empregam muita gente e servem de atrativo para que todo um movimento empreendedor aconteça em volta”, atestou.