O candidato a prefeito do Recife, o deputado federal João Campos (PSB), se reuniu nesta quarta-feira (14) com o trade turístico recifense. O socialista apresentou algumas propostas com objetivo de impulsionar o segmento no período pós-pandemia do coronavírus (covid-19). Atualmente, o turismo é responsável por 4% do PIB estadual.
>> Na CDL, João Campos apresenta propostas para o comércio na área central do Recife
>> "Sou filho de Eduardo, mas não sou apenas isso", crava o candidato a prefeito do Recife João Campos
Para incrementar essa participação, João Campos ressaltou a necessidade de promover transformações em equipamentos e espaços públicos. “O Recife é uma cidade belíssima e que possui muitos atrativos para o seu visitante, porém nos últimos anos apostou mais no turismo de negócios. Agora, precisamos reforçar a vocação da nossa cidade para o turismo de lazer. E faremos isso investindo na transformação de equipamentos e espaços públicos reconhecidos, como a orla de Boa Viagem e ruas como a do Bom Jesus, no bairro do Recife”, afirmou João.
>> Proposta de João Campos sobre Crédito Popular municipal também contemplará empreendedores negativados
O prefeiturável também falou sobre a reorganização do Centro do Recife, como uma das medidas que podem impactar o turismo. A proposta visa criar um projeto piloto com gestão integrada para a área, e a necessidade de um novo centro de convenções para a Capital pernambucana, além da revitalização do atual, visto que cidades vizinhas no Nordeste conseguiram modernizar suas estruturas nesse sentido.
João Campos defendeu a intensificação do diálogo com trade e com municípios vizinhos para ampliar a atração de turistas para a cidade. “Precisaremos, em paralelo, discutir parcerias com o nosso trade, para garantir mais opções e o melhor serviço possível para quem nos visita, não esquecendo de dialogar também com a cadeia do turismo de outros municípios. O turista que compra um pacote em Porto de Galinhas pode muito bem dedicar alguns dias no nosso estado para conhecer o Recife. E todo esse trabalho só dará resultado se avançarmos na melhoria contínua do que a nossa cidade oferece ao seu próprio cidadão”, completou João Campos.
Durante o encontro, que contou com representantes da rede hoteleira, de guias de turismo, agências de viagem, transporte, eventos e bares e restaurantes, João escutou propostas como o impulsionamento do turismo religioso, melhores campanhas de marketing que incentivem a atração de visitantes, a utilização da Faixa Azul para o transporte de turistas, como ônibus e vans, e o uso do Geraldão como um atrativo turístico foram alguns pontos enfatizados pela categoria. “A gente escolheu esse formato, olho no olho, para dizer aquilo que a gente quer com respeito e diálogo para que a gente possa crescer no que for possível na próxima gestão”, explicou Tatiana Marques, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Pernambuco (ABEOC-PE), ao abrir o encontro.