Ao se reunir com representantes dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), o candidato a prefeito do Recife, Coronel Feitosa (PSC) garantiu o aumento dos profissionais na rede municipal. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), para firmar compromisso com os representantes dos AADEE Thiago Accioly e Frank Guimarães.
>> Coronel Feitosa garante incentivo à cultura com agenda de festivais e circuitos no Recife
De acordo com o representante Frank Guimarães, cada estudante é acompanhado pedagogicamente por um AADEE, auxiliando nas atividades escolares e na formação das crianças especiais, utilizando um método de ensino para cada caso de deficiência. "Não é só um acompanhamento pedagógico, como também um trabalho de cuidador, pois ajudamos os alunos especiais a se alimentar, a ir ao banheiro. Sempre tratamos de desenvolver uma estratégia de ensino para cada aluno. A nossa essência é o acompanhamento pedagógico".
>> Coronel Feitosa promete revitalização do bairro do Recife e qualificação dos jovens
O candidato explicou que a rede escolar para crianças com necessidades especiais necessita de novos agentes, pois são mais de três mil alunos para menos de 600 profissionais e lembrou que há uma lei para que as escolas façam essa inclusão. "Mas se tem a necessidade, tem que aumentar a rede. É preciso haver uma política que funcione de verdade tanto para esses profissionais quanto para os alunos especiais matriculados. Para que a inclusão de fato exista, é muito importante que haja esse acompanhamento pedagógico para melhor desenvolvê-los. Eu, como futuro prefeito da cidade do Recife, me comprometo com essa necessidade e irei aprimorar o desenvolvimento do aluno e também reconhecer e valorizar a carreira dos AADEE".
>> Na Fiepe, Coronel Feitosa defende diálogo com Bolsonaro e promete dar ''voz'' às igrejas no Recife
Na ocasião, Feitosa criticou a gestão do PSB no que se refere à condução da educação especial. “Se hoje existe esse problema, de haver poucos agentes para muitas crianças especiais, é porque o PSB não atendeu à necessidade de buscar melhores indicadores na educação do Recife. As crianças com necessidades especiais foram simplesmente esquecidas na gestão atual. É preciso aumentar o número de agentes em atuação para que cada criança seja acompanhada com cuidado e atenção”, pontuou.