João Campos (PSB) foi eleito prefeito da cidade do Recife neste domingo (29). Com 447.913 votos (56,27%), o deputado federal derrotou nas urnas a sua prima, e igualmente deputada federal, Marília Arraes (PT), que conquistou 348.126 votos (43,73%%). O socialista sagrou-se vencedor de uma das eleições mais disputadas do País em 2020, tornando-se prefeito aos 27 anos e dando continuidade à gestão do PSB na cidade, até então comandada por Geraldo Julio. Neste segundo turno, os votos brancos e nulos no Recife totalizaram, respectivamente, 3,48% (31.717) e 9,17% (83.558). Abstenção, 21,26% (246.010).
O candidato do PSB a prefeito do Recife, João Campos, votou na manhã deste domingo (29) na Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, na Zona Norte. Ele chegou ao local de votação acompanhado da candidata a vice, Isabella de Roldão (PDT), além do atual prefeito da cidade, Geraldo Júlio, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, acompanhou a apuração dos votos em um hotel, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul.
LEIA MAIS
» João Campos recebe apoiadores em casa e diz que quer se dedicar incansavelmente ao Recife
Além disso, o candidato socialista conversou com a imprensa e se mostrou confiante diante do apoio que recebeu durante a eleição.
"Quero agradecer o carinho que recebi das pessoas do Recife, nas ruas, nos eventos que realizamos ao longo da campanha. Foi uma campanha que nos permitiu fazer uma discussão sobre o futuro que você deseja para o Recife. Conversamos com os moradores de cada canto da cidade, com setores da sociedade e apresentamos as nossas propostas. Sempre com muita responsabilidade, porém com a ousadia de propor novas soluções para os novos e antigos problemas do Recife", afirmou Campos, antes da confirmação da vitória.
A candidata à prefeitura do Recife Marília Arraes, do PT, votou no início da tarde deste domingo (29) no Clube Alemão, localizado no bairro do Parnamirim, Zona Norte da capital. A previsão inicial era de que a petista votaria às 13h, mas ela chegou ao local próximo das 14h.
Marília Arraes estava acompanhada da filha, da enteada, do marido, do candidato a vice pela chapa João Arnaldo (PSOL) e de assessores. A candidata foi recebida por uma grande quantidade de militantes na entrada do local. Ela votou na Seção 336 e preferiu não falar com a imprensa.
A petista começou o dia se encontrando com lideranças evangélicas. Em seguida, acompanhou o voto da avó em uma escola localizada no bairro de Casa Forte, também na Zona Norte da capital pernambucana. Por lá, ela ainda participou de uma missa, antes de seguir para a votação.