Atualizada às 17h51
O atual 1º secretário da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), foi eleito nesta sexta-feira (1º) o novo presidente da Casa para o biênio 2021-2022 com 34 votos. Ele substitui Eduardo Marques (PSB), que ocupou o cargo por quatro anos. O atual líder da bancada de governo, Eriberto Rafael (PP) elegeu-se 1º secretário, cargo responsável pelas finanças da Câmara. Quem deve assumir o seu lugar na liderança do governo é o vereador Samuel Salazar (MDB).
"A Câmara dos Vereadores vai estar sempre em consonância com a vontade do povo e a gente tem a oportunidade de fazer com que os recifenses encontrem na Câmara a sua voz e a sua vez. É com esse compromisso que a gente assume a presidência tendo um orgulho danado de poder ocupar esses espaço, uma responsabilidade imensa, e ainda mais hoje que é um dia histórico para o povo do Recife, é um dia histórico para a Câmara e é um dia histórico para mim. A gente acaba de ser eleito o presidente mais jovem da história da Câmara Municipal do Recife", disse Romerinho em discurso emocionado.
>> 'A gente conversou para entrar em um consenso', diz Romerinho Jatobá sobre eleição da Mesa Diretora
>> Eleições 2020: confira os vereadores eleitos no Recife
Além do presidente e do 1º secretário, foram eleitos Helio Guabiraba (PSB) para 1ª Vice-presidência, Professora Ana Lúcia (Republicanos) para a 2ª Vice-presidência, Fred Ferreira (PSC) para 3ª Vice-presidência, Natália de Menudo (PSB) para a 2ª Secretaria, Zé Neto (Pros) para a 3ª Secretaria,Almir Fernando (PCdoB) para a1ª Suplência eFabiano Ferraz (Avante) para a2ª Suplência.Entre os eleitos para a nova Mesa, apenas dois são vereadores de primeiro mandato: Zé Neto e Fabiano Ferraz.
A eleição da Mesa Diretora da Casa José Mariano teve bate-chapa apenas na disputa do cargo de presidente. Ivan Moraes (PSOL) obteve quatro votos: o dele, de Dani Portela (PSOL), Jairo Britto (PT) e Liana Cirne (PT). O agora ex-presidente, Eduardo Marques (PSB) havia afirmado que se candidataria à reeleição, e se manteve como candidato pelo menos até a última quarta-feira (30), mas acabou decidindo retirar o seu nome da disputa e votou em Romerinho.
No legislativo municipal e estadual, é comum que se façam acordos antes mesmo da eleição para evitar bate-chapa, sobretudo entre vereadores do mesmo partido. E não foi diferente nesta eleição. Hélio Guabiraba e Aderaldo Pinto, que haviam se colocado inicialmente como candidatos à 1º Secretaria, também desistiram.
Ivan representa o grupo oposicionista do campo da esquerda, ao contrário da oposição majoritária que atua na Câmara, com a bancada liderada pelo vereador Renato Antunes (PSC). PT e PSOL formaram a chapa liderada por Marília Arraes (PT) na eleição do Recife, que disputou contra o prefeito eleito, João Campos (PSB), o segundo turno. Já Osmar Ricardo, um dos três candidatos eleitos do PT, votou em Romerinho Jatobá para a presidência.
>> PT do Recife segue sem definição se integrará base ou oposição do governo de João Campos
Liana e Jairo, aliados de Marília, já anunciaram que adotaram postura de oposição durante os seus mandatos. O diretório municipal do PT deve se reunir no próximo dia 27 de janeiro para fazer uma avaliação dos fatos políticos do ano de 2020.
Liana Cirne, inclusive, segurava uma faixa com os dizeres "Preservem as Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social), no momento em que foi votar. Ela faz referência ao Projeto de Lei reestruturação das Zonas de Especiais de Interesse Social (Zeis) aprovado em sessão extraordinária da Câmara na última semana, de autoria do prefeito Geraldo Julio (PSB).
A vereadora Michele Collins (PP) não participou da votação
Presidente: Romerinho Jatobá (PSB) - 34 votos
1º vice-presidente: Helio Guabiraba (PSB) - 38 votos
2ª vice-presidente: Professora Ana Lúcia (Republicanos) - 38 votos
3º vice-presidente: Fred Ferreira (PSC)
1º secretário: Eriberto Rafael (PP) - 38 votos
2ª secretária: Natália de Menudo (PSB)- 38 votos
3º secretário - Zé Neto (PROS) - 38 votos
1º suplente: Almir Fernando (PCdoB) - 38 votos
2º suplente: Fabiano Ferraz (Avante) - 38 votos
A eleição da Mesa Diretora ocorreu logo após a posse dos 39 vereadores eleitos para a 18ª legislatura da Câmara para os anos de 2021 a 2024. A cerimônia de posse foi conduzida pela vereadora mais votada na eleição, Dani Portela (PSOL), que obteve 14.114 votos, e se tornou a primeira mulher negra da história da Casa de José Mariano a conduzir a posse.
>> Vereadores do Recife tomam posse na Câmara Municipal
Dani Portela abriu os trabalhos da sessão solene e em seguida, a segunda vereadora mais votada da eleição municipal, Andreza Romero (PP,), que recebeu 13.249 votos, fez um breve pronunciamento antes de fazer a chamada regimental dos vereadores eleitos.
"Gostaria de cumprimentar todos os vereadores, todos os funcionários dessa casa legislativa, os convidados aqui presentes, agradecer ao meu marido, o ex-vereador do recife a atualmente deputado estadual Romero Albuquerque e por fim cumprimentar o prefeito João Campos e a vice-prefeita Isabella de Roldão desejando que vocês possam fazer o melhor mandato para a história do Recife, inovando e realizando ações para toda a população e para os animais", afirmou a vereadora eleita.
O terceiro mais votado na eleição, o Pastor Júnior Tércio (Podemos), com 12.207 votos, recebeu os diplomas e as declarações de bens dos vereadores eleitos.
Depois, Dani Portela fez a leitura do juramento, repetida pelos vereadores: "Invocando a proteção de Deus, prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República Federativa do brasil, a do estado de Pernambuco e a Lei Orgânica do município do Recife, observar as demais leis, promover o bem coletivo, a igualdade social e exercer o meu mandato sob a inspiração das tradições democráticas, históricas, libertárias e heroicas do bravo povo recifense".
Por fim, a vereadora mais votada fez o seu discurso, dando fim aos trabalhos da cerimônia de posse. "Para cada parlamentar negra e negro eleitos nesse país, para o povo preto, esse é um discurso de reintegração de posse dos territórios políticos desse País", disse Dani.