Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), apresentou um plano de ações e obras que pretende entregar à população do município. Acompanhado de secretários municipais, o gestor apontou projetos próximos da entrega e alguns que ainda precisam de captação de recursos para que tenham início.
>> João Campos anuncia auxílio emergencial de Carnaval no Recife; veja quem tem direito
>> Seguindo o governo de Pernambuco, Recife suspende ponto facultativo do Carnaval de 2021
>> Sem Carnaval, saiba o que está sendo feito em Pernambuco para ajudar quem trabalharia na festa
Na área da educação, por exemplo, foi anunciado que até maio deve ser realizado um concurso para professores e já há uma seleção simplificada aberta para a área, o edital foi publicado nessa terça-feira (9). Já na área cultural, Lupércio confirmou que, sem a realização do Carnaval devido à pandemia da covid-19, concederá um auxílio emergencial para a classe artística.
O prefeito não deu detalhes durante a coletiva, mas a assessoria confirmou à reportagem que a ideia é conceder cerca de R$ 1 milhão em auxílios com recursos próprios. Os critérios e mais informações estarão disponíveis no Projeto de Lei, que ainda será enviado à Câmara de Vereadores da cidade.
Investimento
Neste ano, a Prefeitura de Olinda espera realizar investimentos na ordem de R$ 120 milhões em infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico.
"Na educação, vamos construir mais três escolas em pontos estratégicos e uma escola será em tempo integral. Quando iniciamos a administração não havia escola integral em Olinda. Hoje, são quatro e a meta é chegar a dez", afirmou Lupércio.
Na área de infraestrutura, foi anunciado a urbanização dos bairros de Sapucaia e Aguazinha. "Vamos investir na urbanização dessas áreas e requalificar o Canal Lava Tripas, colocando pontes e pavimentando cerca de 70 ruas. O investimento é da ordem de 70 milhões de reais", afirmou Lupércio, que ainda garantiu a requalificação das avenidas Getúlio Vargas e Governador Carlos De Lima Cavalcante.
Na coletiva houve o anúncio da readequação da Lagoa Santa Tereza, que segundo o prefeito, estava entregue à marginalidade. Além disso será realizado a limpeza de canais e o trabalho na contenção de encostas. Lupércio esteve em Olinda em busca de recursos e aguarda liberação para tocar a reforma da orla da cidade.
Na saúde, haverá a aquisição de um Castromóvel para que sejam castrados os cães e gatos no município. Lupércio ainda garantiu a conclusão da UPA de Rio Doce neste primeiro semestre e ampliação da rede municipal de fisioterapia e a continuação das campanhas de vacinação e combate à covid-19.