A Prefeitura do Recife, divulgou neste domingo (7), a sua nova marca oficial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (8). No brasão, que possuía dois leões entre a bandeira de Pernambuco, agora será representado por um leão e uma leoa. De acordo com o Executivo, a mudança é uma reforma de representar a paridade de gênero já que atualmente a gestão possui a primeira vice-prefeita, Isabella de Roldão (PDT), e 50% das secretarias são lideradas por mulheres.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também fará uma série de ações para a cidade, nesta segunda-feira, com atenção especial para as mulheres. Em um vídeo divulgado nas suas redes sociais, o gestor não deu detalhes sobre quais áreas serão contempladas com estas novas medidas, mas citou a segurança pública como exemplo.
“Os casos de violência doméstica contra a mulher, cresceu bastante no Brasil inteiro. E a gente tem que enfrentar isso com muita coragem e com muita força, porque não podemos achar que isso é normal”, declarou Campos. Ele relembrou o Projeto de Lei 17/2019, que apresentou junto a bancada federal do PSB na Câmara dos Deputados, em 2019, que determina a apreensão imediata de arma de fogo em posse do agressor, com objetivo de impedir que possíveis novos atos de violência contra a mulher resultem na morte das vítimas.
Outro ponto citado pelo prefeito João Campos, é o fato de Recife ser a primeira capital a ter paridade de gênero na composição do primeiro escalão do Executivo. “São nove secretários e nove secretárias. Mas, fomos além e mais de 50% dos cargos de liderança de toda a prefeitura são ocupados pelas mulheres. E mais de 60% de todos os servidores da Prefeitura, são mulheres. A gente vai fazer com que isso seja um compromisso diário”, declarou