Pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos, divulgada nesta sexta-feira (11), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 32% das intenções de voto em simulação de primeiro turno, quatro pontos a mais que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que ficou com 28%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos, há um empate técnico com vantagem numérica para o petista.
>> Bolsonaro diz que 'não acredita nada' na urna eletrônica
>> Ciro Gomes se descola do grupo de candidatos alternativos a Lula e Bolsonaro
>> Avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro chega a 50%, diz pesquisa XP-Ipespe
>> 'PSDB deve lançar candidato e o apoiarei', reforça Fernando Henrique Cardoso após almoço com Lula
O levantamento aponta o ex-juiz Sergio Moro (sem partido) com 7%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%; o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%; Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%. E Guilherme Boulos (PSOL), 2%. Outros 15% não sabem, não responderam ou afirmaram votar em branco/nulo.
O Ipespe fez 1.000 entrevistas telefônicas por meio de operadores devidamente treinados.
Segundo turno
Em simulações de segundo turno, Lula abriu nove pontos de vantagem sobre Bolsonaro, a diferença era de dois na última pesquisa. O petista cresceu de 42% para 45% enquanto o presidente caiu de 40% para 36%.
Nas simulações, Bolsonaro agora aparece numericamente atrás também de Ciro Gomes, que tem 41% contra 37% do presidente. No entanto, pela margem de erro, no segundo turno, Ciro e Bolsonaro estão empatados.
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Lula e Bolsonaro aparecem empatados, com 24%. Há 8% de votos brancos e nulos e 36% que não responderam. Outros candidatos juntos totalizam 8%.
Confira os cenários de segundo turno:
Lula: 45%
Bolsonaro:36%
Não sabe/branco ou nulo: 19%
Ciro Gomes: 41%
Bolsonaro:37%
Não sabe/branco ou nulo: 22%
Bolsonaro: 32%
Sergio Moro:32%
Não sabe/branco ou nulo: 35%
Bolsonaro: 37%
Luciano Huck:34%
Não sabe/branco ou nulo: 30%
Bolsonaro: 40%
Guilherme Boulos:30%
Não sabe/branco ou nulo: 30%
Bolsonaro: 39%
João Doria:33%
Não sabe/branco ou nulo: 28%
Lula: 43%
Sergio Moro:35%
Não sabe/branco ou nulo: 22%