O prefeito de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, Adelmo Duarte (PSD), faleceu nesta quarta-feira (16), aos 70 anos. Além de prefeito, ele já havia sido deputado estadual.
Segundo a TV Jornal Interior, Adelmo estava em uma reunião com um vereador da cidade e com o secretário de Assistência Social do município, quando passou mal. Ele sofreu um infarto durante a reunião.
De acordo com a Prefeitura, Adelmo chegou a ser socorrido e levado até o hospital municipal de Lajedo, mas morreu no local. O horário do falecimento foi registrado às 10h30.
Ainda não há informações sobre horário ou local de velório e sepultamento de Adelmo Duarte.
Luto
Em nota, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) lamentou o falecimento de Adelmo. "A Amupe lamenta profundamente a morte do prefeito de Lajedo, Adelmo Duarte. Ex-deputado estadual, Adelmo prestou relevantes serviços ao povo de Lajedo e ao povo pernambucano. Pedimos a Deus que conforte seus familiares, amigos e a população de Lajedo", diz nota da Associação.
Também em nota, o governador Paulo Câmara manifestou solidariedade aos amigos e familiares do prefeito. "Recebi com muita tristeza a notícia da morte do prefeito Adelmo Duarte, que cumpria seu terceiro mandato à frente da cidade de Lajedo. Ex-vereador e ex-deputado estadual por duas legislaturas, Adelmo tinha raízes fincadas no movimento social do campo, de onde jamais descuidou ao longo de toda a sua trajetória política. Quero manifestar minha solidariedade e pesar a todos os seus familiares e amigos, e também ao povo de Lajedo", diz nota assinada por Paulo.
Alepe
Em 2008, Adelmo Duarte assumiu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) uma vaga deixada pelo deputado João Negromonte, falecido naquele ano.
Duarte iniciou a trajetória política no município de Lajedo, do qual foi vereador e prefeito por duas vezes, antes do mandato atual. Ele já havia exercido outro mandato como deputado estadual, de 2003 a 2006.
Como parlamentar, as propostas de Duarte visavam alavancar o desenvolvimento do Agreste Meridional. Adelmo defendia que, além da agricultura, a geração de emprego, a educação e a saúde são as maiores preocupações para a região.
Na eleição de 2020, Adelmo Duarte venceu a disputa pela Prefeitura com 49,04% ou 11.600 votos. O segundo colocado Antonio João (PSB) ficou com 47,60%, ou 11.260 votos.