Atualizada às 19h51
Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) entrar com um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no Senado Federal, o senador Humberto Costa (PT) disse não acreditar na possibilidade do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, admitir o pedido.
Para começar a tramitar efetivamente na Casa Alta, Rodrigo Pacheco precisa atestar a admissibilidade do pedido. Bolsonaro prometeu ainda entrar com outra petição pelo impedimento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.
- O ataque é a gota d’água para os democratas, diz Renan Calheiros sobre pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
- Bolsonaro apresenta pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes
- Discussão sobre impeachment de ministros do STF não é recomendável, diz Pacheco
"Eu não vejo nenhuma hipótese que isso aconteça, até porque o ministro Alexandre de Moraes está cumprindo o seu dever de defender a democracia e o estado de direito e essas pessoas que Bolsonaro está defendendo na verdade são pessoas que querem atentar contra a democracia, a independência entre os poderes", afirmou Humberto Costa ao JC.
Humberto também acredita que o presidente já prevê que o pedido será rejeitado e deu entrada no documento como uma manobra política. "Eu acho que ele está jogando para a plateia. Bolsonaro é um irresponsável completo", resumiu o senador.
Nas suas redes sociais, o senador petista voltou a tratar sobre o tema e sacramentou que o destino do pedido de impeachment. "Um presidente da República que ameaça a independência entre os poderes, desrespeita a Constituição e atenta contra o Estado de Direito, pedir o impeachment de um ministro do Supremo que está cumprindo seu dever e salvaguardando a democracia", disse Humberto.
- Bolsonaro insiste em pedido de impeachment de Barroso e Moraes
- Após áudio polêmico, Sérgio Reis chora e pede impeachment de ministros do STF
- Bolsonaro apresenta pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes
- O ataque é a gota d’água para os democratas, diz Renan Calheiros sobre pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes
Impeachment
Bolsonaro cumpriu o que tinha dito na última terça-feira (17) em uma entrevista à Rádio Capital de Notícia, de Cuiabá, e encaminhou o pedido de afastamento de Alexandre de Moraes.
O documento foi protocolado por funcionários do Palácio do Planalto na tarde desta sexta-feira (20). O chefe de gabinete de Rodrigo Pacheco, João Batista Marques, confirmou que a petição havia sido recebida.