O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) poderá receber o título de cidadão vitoriense, caso o Projeto de Decreto Legislativo 004/2021 seja aprovado pela Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão. A proposta, que foi protocolada na Casa legislativa na semana passada, deverá ser lida na sessão plenária desta quinta-feira (2).
“O primeiro passo foi com relação a simpatia, a ética e o trabalho que o presidente vem fazendo pelo País. Apoiei ele em 2018 e vou apoiá-lo em 2022. Nós sabemos que ele só não está fazendo mais porque tem muitas pessoas que estão trabalhando contra o governo”, defendeu o vereador Marcos da Prestação (Republicanos), autor do projeto.
- Bolsonaro diz que 'obsessão' de Biden pelo meio ambiente 'atrapalha um pouquinho'
- Bolsonaro tem sido advertido para não piorar a situação do Brasil no 7 de setembro. E concorda. Mas, conseguirá?
- Cinco anos após impeachment, Dilma diz que Governo Bolsonaro flerta com 'golpe dentro do golpe'
- Em MG, Bolsonaro anda a cavalo, cumprimenta apoiadores e diz que 7 de Setembro será ''oportunidade importante''
Ao ser questionado se acredita que a proposta possa passar pela aprovação dos parlamentares, Marcos da Prestação afirmou que o tema está sendo discutido. “Acredito que não é nada demais se dar um título de cidadão a um presidente da República, isso seria muito bom para a cidade”, declarou o parlamentar.
Entretanto, o presidente da Câmara de Vereadores, André de Bau (PSD), já afirmou que se a votação der empate, ele votará contra a proposta. “Acho que o projeto não será aprovado, tendo em vista que temos poucos defensores do presidente Jair Bolsonaro. Além disso, alguns vereadores acham que ele não fez nada para o município. O fato de ele ser presidente, não o faz merece o título, e digo isso com todo respeito que tenho ao vereador Marcos da Prestação”, declarou.
“Não tenho voto e minha posição é mais para tentar mediar a sessão, mas na minha opinião nós estamos em um momento difícil e não será interessante para a Casa”, complementou André de Bau. A Câmara de Vitória de Santo Antão possui 19 vereadores, mas para a proposta ser aprovada é necessário obter a maioria dos votos dos presentes na sessão plenária.
Caso o título de cidadão vitoriense seja aprovado pela Câmara Municipal, há possibilidade de Bolsonaro vir pessoalmente receber a honraria ou a solenidade ocorrer de forma remota. O presidente desembarca em Pernambuco nesta sexta-feira (3), onde irá cumprir agenda no Comando Militar do Nordeste e deverá participar de uma ação solidária com a primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Há também expectativa de que o presidente participe de um encontro com empresários, já marcada há trinta dias. No sábado (4), ele estará presente em uma moticiata com seus apoiadores, que partirá do município de Santa Cruz do Capibaribe até o pátio da Feira da Sulanca, em Caruaru