Levantamento do agregador JC/ODDSPOINTER divulgado nesta quinta-feira (11) mostra que a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), candidata a governadora de Pernambuco, é a principal cotada para chegar ao segundo turno do pleito em primeiro lugar.
A análise da plataforma aponta, ainda, forte acirramento pela segunda colocação na fase final do pleito, com a vaga sendo disputada por Raquel Lyra (25%), Miguel Coelho (24%) e Anderson Ferreira (21%).
"Marília Arraes é a favorita para passar para o segundo turno em primeiro lugar, com 42% das probabilidades, e na sequência a gente tem, praticamente empatados, Raquel, Miguel e Anderson, com probabilidades em torno de 20% de avançar ao segundo turno em segundo lugar", comenta Vinícius Silva Alves, doutor em ciência política e diretor de dados e métodos do OddsPointer.
O agregador JC/ODDSPOINTER utiliza os dados de pesquisas de intenção de voto de cerca de 15 institutos, como Datafolha, Ipespe e Vox Populi para chegar a estes números.
Para evitar distorções, o agregador considera as peculiaridades de cada levantamento, que podem ter tamanhos de amostras diferentes, coleta de dados presenciais, por telefone ou online, entre outras particularidades.
- Agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER: veja como está a corrida eleitoral em Pernambuco
- Uma análise, baseada nos dados do agregador JC/Oddspointer com as pesquisas em Pernambuco
- Agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER: corrida eleitoral em Pernambuco segue aberta, mas com Marília Arraes na liderança
- Agregador de pesquisas: Lula atinge 60% das intenções de voto no Nordeste e mantém vantagem sobre Bolsonaro
Intenções de voto para governador
Os dados divulgados hoje pelo JC/ODDSPOINTER indicam que Marília segue na liderança da disputa eleitoral do Estado, com 31,1% das intenções de voto, seguida por um emaranhado de postulantes a governador que brigam pela segunda colocação.
"Marília Arraes segue na liderança, hoje com 31,1% das intenções de voto no primeiro turno, seguida por Raquel Lyra (PSDB), com 12,8%, e, praticamente empatados, Anderson Ferreira (PL), com 9,5%, e Miguel Coelho (UB), com 9,4%. Na sequência está Danilo Cabral (PSB), com 6,1%", explica relatório apresentado pela plataforma.
Voto para presidente no Nordeste
A análise mostra, também, que, no Nordeste, o ex-presidente Lula (PT) "concentra mais da metade das intenções de voto no primeiro e no segundo turnos, atingindo, respectivamente, 60% e 63,1%" na região.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, registra 20,8% das intenções de voto no primeiro turno e 26,8% no segundo turno.
Senado em Pernambuco
O cenário da disputa para o Senado em Pernambuco segue incerto, conforme análise do agregador. O estudo aponta "uma concorrência ampla, e ainda distante de indicar uma tendência clara" na corrida pela vaga na Casa Alta.
Os dados mostram que, desde a saída de Marília Arraes (Solidariedade) do quadro de apostas, a incerteza quanto aos resultados do pleito aumentou. "Três candidatos despontam ligeiramente na competição, com percentuais bastante próximos: a petista Teresa Leitão (9,9%); André de Paula (9,6%), do PSD; e Gilson Machado Neto, do PL, com 7,9%", observa o texto da análise.
Eugênia Lima, candidata do PSOL ao Senado, ficou com 0,64% da preferência do eleitorado.