O Agregador de Pesquisas JC, atualizado com os números divulgados pela pesquisa eleitoral Ipec divulgada nesta semana, mostra como está a corrida pelo Governo de Pernambuco.
Os dados agregados indicam acirramento da disputa pelo segundo lugar, que convergem para o mesmo patamar.
Antes do Ipec desta semana, Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL) estavam 'descolados' de Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (UB).
Os respectivos ex-prefeitos de Caruaru e Jaboatão tinham vantagem acima da margem de erro com relação aos adversários por uma vaga no segundo turno.
Agora, a intenção de voto agregada dos dois candidatos começa a cair e se aproximar de Danilo e Miguel, que estão num momento de alta.
Isso acontece num momento em que a artilharia marilista se volta contra Raquel Lyra. Marília Arraes (SD) lidera com folga a corrida eleitoral.
Neste momento, a margem superior de Miguel Coelho já atinge a margem inferior de Anderson Ferreira. Eles disputam, em Pernambuco, o voto bolsonarista e conservador. O primeiro o faz de maneira velada, enquanto o segundo assume para si a figura do presidente, junto com seus votos e sua rejeição.
Desta forma, a atualização desta sexta-feira do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer indica o seguinte cenário:
Enquanto a disputa pelo Governo de Pernambuco esquenta na reta final, a corrida pelo Senado parece mais estável, com manutenção da vantagem de Teresa Leitão (PT).
Em seguida, André de Paula (PSD), Gilson Machado (PL) e Guilherme Coelho (PSDB) estão lado a lado, na faixa dos 10%.