Bienal

Alepe participa pela primeira vez da Bienal e lança o livro infantil "Quem Mora no Palácio Azul?"

A publicação contém de maneira lúdica noções de cidadania, democracia, comunidade, legislação, direitos e deveres

Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 02/10/2023 às 19:34 | Atualizado em 02/10/2023 às 19:36
A "Alepinha Literária" pretende enfatizar nas crianças o poder da leitura e faze-las entender um pouco sobre o Poder Legislativo - Jarbas Araújo/Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), participa pela primeira vez da Bienal do Livro de Pernambuco, que inicia na próxima sexta-feira (06) e vai até o dia 15, no Centro de Convenções. A Casa Joaquim Nabuco faz sua estreia na feira com o lançamento do selo azul “Alepinha Literária” que trará de uma maneira infantil e criativa as curiosidades da Alepe. A primeira edição será o livro "Quem Mora no Palácio Azul?", voltado para crianças de quatro a seis anos.

O projeto é uma iniciativa da Mesa diretora da Assembleia, da Frente Parlamentar da Primeira Infância e da Comissão de Educação e Cultura da Casa. A autora é a jornalista e doutora em Comunicação pela UFPE Carly Falcão e a ilustração é da designer Laura Morgado.

A assembleia fará o lançamento da publicação "Quem Mora no Palácio Azul?" na Bienal na terça-feira (10), às 10h30.  Para a estreia foram convidadas crianças residentes em abrigos do Estado, filhos de funcionários da Alepe e visitantes da feira interessados no tema. Todo público infantil que participar da solenidade ganhará um exemplar. 

Leia Também

A coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a deputada Simone Santana (PSB), destaca a importância de fazer com que as crianças saibam que elas fazem parte da sociedade desde cedo. 

“Toda criança é e deve ser tratada como cidadã, inclusive nos primeiros anos de vida, que é quando a base de todo seu desenvolvimento é construída. O Alepinha Literária é uma forma de aproximar, por meio da literatura, as meninas e meninos da Assembleia Legislativa e fazê-las entender, desde cedo, que têm direitos garantidos”, destacou a parlamentar. 

Quem Mora no Palácio Azul?

Essa história começa quando uma garotinha e seu irmão passeiam com o pai, deparam-se com o Palácio Joaquim Nabuco, a antiga sede da Alepe. As crianças tentam descobrir quem é o morador do local e imaginam que possa ser uma princesa. Aos poucos, os dois descobrem de maneira lúdica o funcionamento da sede histórica da Alepe e assim também é previsto que aconteça com o pequenos leitores que adquirirem o livro. 

“Acredito firmemente na importância de despertar o interesse pela leitura desde cedo, e esse projeto é um passo significativo nessa direção. É fundamental que as crianças compreendam o funcionamento do Poder Legislativo de maneira lúdica e acessível, e o livro 'Quem Mora no Palácio Azul?' faz isso de forma brilhante. Esse projeto contribuirá para a formação de cidadãos conscientes desde a infância", destaca o deputado, Kaio Maniçoba (PP), integrante da Comissão de Educação. 

O lançamento contará com a participação da compositora e contadora de histórias infantis Ilana Ventura, que fará a leitura da edição e de outras histórias infantis.

Lançamento na Alepe 

Durante a terça-feira (10), à tarde, o “Alepinha Literária” será lançado na Alepe, no hall da Biblioteca da Casa. Na ocasião, haverá leitura da publicação pela sua autora e atividades lúdicas para crianças de comunidades do entorno da Alepe, da Creche Ana Rosa, em Santo Amaro, e de filhos de funcionários do Legislativo.

“Comecei a construir a história com minha filha e ela embarcou nessa viagem lúdica. O livro aborda diversos temas, mas é a criança o sujeito da história, com voz, direitos e deveres, como forma de trazer noções de cidadania, inclusão social, comunidade e representatividade”, esclarece Carly.

Ainda de acordo com a autora, o livro segue uma linha regional, valorizando a oralidade e o falar do povo pernambucano. “O vestido da princesa, por exemplo, remete ao Palácio Joaquim Nabuco, a saia lembra a renda pernambucana. a roupa do garoto é do vaqueiro nordestino. É uma forma de valorizar o gosto regional, preservando a cultura, ao mesmo tempo que busca a inclusão social para o empoderamento das crianças”, explica a autora.

Alepinha 

A proposta da Assembleia com o selo "Alepinha Literária" é despertar nas crianças o enfatizar a importância da leitura e aproximar o público infantil do Poder Legislativo. Na publicação é possível encontrar de maneira lúdica noções de cidadania, democracia, comunidade, legislação, direitos e deveres, dentre outros.

Outro integrante da Comissão de Educação, o deputado Romero Albuquerque (União), fala sobre o projeto como uma formação para os futuros adultos. 

"A Alepinha Literária é uma excelente oportunidade de demonstrar o envolvimento do Legislativo com a formação da consciência crítica e histórica das crianças, a partir do incentivo à leitura. O livro ‘Quem mora no palácio azul?’ representa uma introdução a um mundo ao qual as crianças pertencem e precisam estar inseridas com bastante discernimento, tendo em vista que, desde já, as decisões sobre o presente e futuro deles passam pelas discussões do ‘palácio azul’", explica. 


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS