O que é uma pessoa não-binária?

Romero Rafael
Romero Rafael
Publicado em 19/05/2021 às 18:23
Demi Lovato divulgou que é uma pessoa não-binária - Foto: reprodução
Demi Lovato divulgou que é uma pessoa não-binária - Foto: reprodução
Leitura:

A cantora Demi Lovato anunciou ao mundo, nesta quarta-feira (19), que é uma pessoa não-binária. O termo é recente, mas tem ganhado frequência, diante da nova compreensão que temos sobre as identidades de gênero.

ENTENDA:

Binarismo: masculino e feminino

Até pouco tempo, o pensamento dominante na sociedade estreitava gênero a masculino e feminino, apenas. Ou seja, uma pessoa ou era homem ou era mulher, e se identificava como tal conforme o sexo biológico de nascimento.

Sendo gênero uma forma de identificação, entende-se hoje que a identidade de gênero é algo além dos órgãos genitais, das funções reprodutivas etc. Diz respeito à forma como a pessoa quer se expressar no mundo, com o que ela se identifica.

Não-binaridade

Se antes a pessoa era definida como homem ou mulher, um padrão binário (a palavra vem de bi, que é igual a dois), hoje, ela tem a liberdade de não se identificar com um nem com outro, ou de não querer se restringir a um e, assim, excluir o outro; daí, uma pessoa não-binária.

A não-binaridade é uma identidade de gênero não-binária (nem masculino nem feminino), que também pode ser chamada de "gênero fluido", porque passeia pelas identidade de gênero e seus códigos, como roupas e características corporais. Em relação à linguagem, no entanto, defende o uso de pronomes de gênero neutro, como "elx" (em substituição a ele e ela).

A pessoa não-binária rompe com o que se chama de cisnormatividade. O prefixo "cis" é o contrário de "trans" e significa "do mesmo lado de", enquanto que "normatividade" é de norma, regra. E cisgênero é a palavra que define a pessoa que se identifica com o gênero de nascimento - por exemplo, uma pessoa que foi designada mulher, conforme seu sexo biológico, e se identifica como mulher.

LEIA TAMBÉM: Qual é a diferença entre homossexualidade e homossexualismo

Não-binária é o mesmo que trans?

Uma pessoa não-binária é diferente de uma pessoa transexual, travesti ou transgênero. As pessoas trans se identificam exatamente com o gênero oposto ao que foi designado no nascimento, portanto, a identidade de gênero está dentro do padrão binário masculino-feminino. Explica-se: uma mulher trans foi registrada como uma pessoa do sexo masculino, devido ao sexo biológico, mas ao crescer se reconheceu como mulher.

A pessoa transexual tem uma expressa não-conformidade com o gênero designado no nascimento, ao mesmo passo em que se identifica com o oposto. Mulheres e homens transexuais, geralmente, realizam mudanças no corpo para se sentir em conformidade com o gênero que lhe é adequado.

SAIBA MAIS A diferença entre cisgeneridade e transgeneridade

Não-binários são gays?

A relação entre as pessoas não-binárias e as pessoas homossexuais, como gays e lésbicas, não tem a ver. A pessoa se identifica como não-binária de acordo com a identidade de gênero dela; a forma como ela se expressa no mundo. Já a pessoa que se assume gay ou lésbica está em conformidade com a orientação sexual dela, que é um aspecto diferente da identidade de gênero.

LEIA MAIS O que é identidade de gênero e o que é orientação sexual

Explicamos: um homem que se interessa afetivamente e sexualmente por mulheres é heterossexual; se for por homens, ele é homossexual. No caso de um homem que se relaciona com uma pessoa não-binária, ele é um homem que se relaciona com uma pessoa não-binária, ou pode ser heterossexual ou homossexual, de acordo com a forma com que os dois se entendem.

O importante é compreender que sendo a identidade de gênero uma forma de auto-identificação, cada pessoa que se identifique. Não cabe mais a gente querer definir o outro nem separar as pessoas em caixas pré-estabelecidas.

Últimas notícias