Zé Neto, da dupla com Cristiano, não está passando por sua melhor fase. O cantor na última semana foi diagnosticado com "densidade de vidro fosco". A doença pulmonar foi provocada pelo uso do vaper ou cigarro eletrônico, com é popularmente conhecido. Clique aqui e saiba mais sobre o que é, quais os sintomas e qual o tratamento para a doença.
- Entenda o que densidade de vidro fosco, doença pulmonar do cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, provocada por cigarro eletrônico
- Zé Neto, da dupla com Cristiano, cancela agenda de shows após diagnóstico de fungo; saiba mais
- Com problema no pulmão, Zé Neto alerta sobre cigarros eletrônicos
Uma semana após Zé Neto ser diagnosticado com "densidade de vidro fosco", o cantor contraiu uma nova doença. Desta vez, ele está com monilíase oral, uma espécie de fungo - o popular "sapinho".O problema, aliás, foi desenvolvido após o músico usar corticoide para tratar os problemas de pulmão pelo uso do cigarro eletrônico.
- João Guilherme, ao ser condenado pela Justiça por mentir sobre traição a Larissa Manoela, curte férias na Bahia; veja vídeo
- Kéfera, ao curtir fim de ano ao lado de Caio Castro na Bahia, mostra resultado de procedimento estético no rosto; veja foto
- Globo deverá aproveitar obras inéditas deixadas por Gilberto Braga; saiba mais detalhes
- Ex-participante de 'Casamento às Cegas Brasil' é expulso de boate após ser pego fazendo sexo no local; veja vídeo
- BBB 22: Tadeu Schmidt entra na nova casa do Big Brother Brasil pela primeira vez; veja vídeo
O infectologista Alexandre Naime explicou, em entrevista ao UOL, que este problema é causado por um fungo oportunista chamado de Candida albicans. "Ele se aproveita de uma situação de queda de imunidade, para se instalar. Uma pessoa que está sem nenhum tipo de anomalia pode até ter a presença do fungo, mas ele não se manifesta. Já para quem tem problemas crônicos de imunidade, ou está fazendo tratamentos que afetam o sistema imune, como a quimioterapia, é mais comum aparecer", explicou.
Quais os sintomas do monilíase oral, fungo que Zé Neto pegou?
O especialista afirmou que esta não é uma doença grave. Nos casos mais graves, ele pode descer para o esôfago e causar complicações. No entanto, casos assim são raros.
- Saiba mais sobre estado de saúde de Zé Neto, diagnosticado com problema no pulmão
- Zé Neto, da dupla com Cristiano, revela problema de saúde em discurso para equipe; saiba qual é
- Saiba o que é tromboembolismo pulmonar, causa da internação do cantor Maurílio, que segue respirando por aparelhos
Os sintomas mais comuns são: placas brancas na boca, língua e céu da boca, dor e incômodo no local e dificuldade para mastigar e engolir.
Como é o tratamento da doença de Zé Neto?
Também chamado de candidíase oral, a doença causada pelo fungo é tratada com bochechos com medicações antifúngicas ou ingerindo drogas antifúngicas orais. Tudo prescrito por médicos. Se liga para não promover a automedicação.
- Caio Castro pega carona no jatinho de Kéfera para curtir festa na Bahia; veja foto e saiba detalhes do evento
- Tiago Leifert se pronuncia sobre polêmica com Ícaro Silva: 'fui atacado'
- Cauã Reymond admite locais inusitados que já fez sexo e internautas brincam; veja vídeo
- Fã obcecado por Kylie Jenner é preso após infringir ordem de restrição; entenda
- Conheça a substituta de Poliana Abritta, que precisou ser afastada às pressas da apresentação do Fantástico; veja foto
Por que o cigarro eletrônico causou o problema?
Ainda segundo o infectologista Alexandre Naime, o vaper ou cigarro eletrônico mistura várias substâncias. Entre elas, a nicotina, o que provoca aumento dos batimentos cardíacos, risco de vasoconstrição, e, com isso, de derrame e impotência.
Já no pulmão, o uso do vaper pode causar inflamação aguda, podendo evoluir para "densidade de vidro fosco".